Novos

De acordo com o cirurgião oncológico Jorge Lyra, são esperados só este ano no Brasil cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama. Essa informação foi repassada pelo médico em palestra direcionada a universitários, que aconteceu no último dia 25, em Augustinópolis/TO. O evento foi idealizado pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em parceria com o Centro de Tratamento do Câncer – Oncoradium, como ação da campanha Outubro Rosa.

Câncer

A palestra contou com a presença de aproximadamente 250 universitários. Conhecimentos sobre o câncer de mama, tratamento com quimio e radioterapia, assistência ao paciente e fortalecimento de vínculos afetivos foram os assuntos discutidos pelos especialistas Jorge Lyra (cirurgião oncológico), Diogo Dias (radioterapeuta), Taty Hanny Feuerstein (enfermeira) e Dhebora Matias (psicóloga) - todos membros do corpo profissional da Oncoradium.

Silêncio

Além da informação preocupante, o médico Jorge Lyra chamou atenção dos presentes sobre o silêncio do câncer. “Não espere sentir sintomas. A partir de 40 anos, você está dentro da faixa etária [de risco], então deve procurar regularmente um médico para fazer o diagnóstico. A mamografia continua sendo o melhor método para identificar o câncer de mama”, explicou.

UEMASUL

O vereador Prof. Adonilson (PCdoB) reafirmou que vai apoiar todas as lutas para a implementação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em Imperatriz. O assunto voltou a ser pauta logo após o governador Flávio Dino e o deputado estadual Marco Aurélio anunciarem obstáculos para a aprovação do Projeto de Lei, enviada à Assembleia Legislativa no dia 26 de setembro.

Em tempo

Não há obstáculo, o que há é falta de informações que o projeto não traz e isso está fazendo ou fez alguns deputados relutarem em aprová-lo. Ontem, foi apresentado em plenário pela segunda vez o projeto e, apesar das discussões, o projeto foi aprovado pela maioria dos parlamentares presentes.

A favor

O deputado Léo Cunha, em sua página nas redes sociais, postou que não só votou a favor como pediu apoio dos colegas para que o projeto fosse aprovado, não pelo governador Flávio Dino, mas pela importância da universidade para a região tocantina maranhense, onde ele atua politicamente e especificamente Imperatriz.

Segurança

No governo estadual anterior, nas recepções dos hospitais de emergências e urgências, Socorrão e UPA havia sempre um policial para garantir segurança aos servidores e ainda saber as origens de pessoas que chegavam vítimas de ferimentos a bala e a faca. Agora retiraram todos e no final de semana que passou quase foi registrada uma tragédia na UPA da Bernardo Sayão. Uma dupla ferida chegou ao local dizendo em alto e bom som que eram ladrões e que precisava ser atendida com urgência, caso contrário...

Municípios

Parece que não surtiram efeito as visitas que o prefeito eleito Assis Ramos fez ao senador Roberto Rocha, pois não há em seu relatório de emendas individuais a inclusão de Imperatriz, assim como de outros municípios, apenas que destinará 16 milhões para os municípios maranhenses, muito vaga a informação. É preciso informar quais municípios serão beneficiados com estas emendas.

Museu

O primeiro museu de Imperatriz abriu ontem ao público. Já não era sem tempo. Vai lá conhecer! Fica em um prédio ao lado da Uema, na rua Godofredo Viana, esquina com Monte Castelo. Vale uma visita e conhecer peças antigas e que nos remete ao dia a dia de nossos antepassados.