Programas
Não é simples assim, como muitos pensam, o final de um governo, em que o prefeito tem que passar o município ao seu sucessor. O principal entrave é fazer com que a máquina continue funcionando a pleno vapor, mesmo sabendo que seus gastos não podem ultrapassar o dia 31 de dezembro, ou seja, de um ano para outro. Como todos sabem, prefeitura não pode comprar à vista e nem sempre tem dinheiro em espécie. Como fazer? O prefeito Madeira tem se rebolado para cumprir fielmente suas obrigações até o último dia, embora saiba que muitos programas, especialmente os sociais, terão que praticamente suspender suas atividades, até porque dependem de recursos do governo federal, que a partir de novembro começa a atrasar, e só em abril abre o orçamento da União.
Manter
Outro problema é quanto à questão da limpeza das ruas. Pela quantidade de lixo que é recolhido diariamente em Imperatriz, passar uma semana sem recolher será uma catástrofe, com as ruas ficando imundas e é um problema que aflige os dois, o que sai e o que entra. O que sair terá que bancar até o final do mandato e o que entrar deverá acionar sua comissão de licitação a providenciar o quanto antes a licitação em regime de urgência para que seja conhecida a empresa que será a responsável pelo recolhimento do lixo doméstico. A lei permite a urgência e até dispensa de licitação.
Analisando
Ontem, o vereador João Silva informou à coluna que ainda está analisando com calma o convite feito pelo prefeito eleito delegado Assis Ramos para assumir a Secretaria de Planejamento Urbano, o que ainda não garante a continuação do vereador Fidelis Uchôa no parlamento. Ele mesmo anda desconfiado que ainda não está garantida sua continuação, apesar dos esforços do amigo prefeito.
Visita
Já a vereadora Fátima Avelino inicia hoje suas visitas pelos programas sociais mantidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e que terá a responsabilidade de não somente mantê-los, mas ampliar e melhorá-los. Ela informou que estava esperando a transição começar para iniciar seu giro. Como conhece os programas, não terá dificuldade em tomar ciência do que existe atualmente.
Presidência
Dos vários pré-candidatos à presidência da Câmara, parece que ficará em quatro nomes. Por enquanto, José Carlos, o atual presidente, o ex Hamilton Miranda, que teria a simpatia do prefeito eleito Assis Ramos, Ricardo Seidel e o advogado Fábio Hernandez. Todos eles estão em plena campanha conversando com os colegas vereadores reeleitos e eleitos. Neste momento não é possível um prognóstico sobre quem manterá a candidatura até o dia primeiro de janeiro.
Em tempo
O ritual da posse dos vereadores e do prefeito no dia primeiro de janeiro será dirigido pelo vereador Rildo Amaral, conforme determina o Regimento, em que sempre cabe ao vereador reeleito mais votado esta responsabilidade. Depois é que acontecerá a eleição da mesa.
Cargos
E com um detalhe: a eleição é individual, e não por chapa completa, ou seja, elege-se o presidente, depois o vice, secretário e tesoureiro. São eleições separadas e com apresentação dos candidatos ocorrendo no momento da própria sessão solene, marcada para o dia primeiro. Depois é dado o recesso e somente em fevereiro é que os vereadores iniciam o período legislativo.
UEMASUL
Os deputados afirmam que não são contra a criação da Universidade Estadual do Sul do Maranhão, mas sim a forma como o projeto se apresenta, sem detalhe algum, como, por exemplo, onde será construída, como será feita a transferência dos alunos da UEMA, quem irá nomear reitores e pró-reitores. No projeto não vem explicando estas dúvidas.
Sul
É bom que se ressalte que Imperatriz não fica na região sul do Estado. A região sul é Balsas. A nossa é Oeste ou região tocantina maranhense, em razão do estado do Tocantins, o que acabou implicando em colocar tocantina maranhense.
Comentários