Expectativa

Apesar da euforia, é de bom alvitre que não criem uma expectativa acima do normal quanto ao governo que será iniciado a partir de janeiro, especialmente nos seus primeiros cem dias. Com o país atravessando séria crise financeira e os municípios sofrendo com a queda em suas arrecadações e repasses, os gestores estão em situação delicada e vão, é claro, tentar equilibrar despesas com receita para fazer funcionar setores como a Saúde e a Educação, que necessitam de implementação de políticas públicas com urgência e não podem esperar a casa ser arrumada. Por isso mesmo, será preciso que não se cobre ou se ataque a nova gestão nos seus primeiros momentos. Será melhor esperar para iniciar as cobranças. Estas devem vir e ser feitas, mas sem radicalismo.

Credenciais

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) oferecerá, no dia 1º de novembro, café da manhã para expositores e os profissionais da imprensa. Na ocasião, será feita a entrega de credenciais da 5ª Feira da Beleza de Imperatriz. A coordenação é da diretoria da CDL, presidida por Francisco Almeida, que esteve na semana passada em Fortaleza participando de encontro nacional do setor.

Crescimento

O setor de produtos para beleza foi um dos que mais cresceram em todo o mundo, e não apenas no Brasil, o que faz a CDL acreditar que mais uma vez a Feira da Beleza de Imperatriz registrará um aumento significativo de expositores e profissionais durante sua realização, quando por aqui estarão especialistas e produtos recém-lançados no mercado da beleza.

Embarques

De acordo com a estatística, no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, de São Luís, foram registrados 108.321 embarques e desembarques, o que significa um recuo de 2,5% em relação a agosto, quando passaram por ele 111.176 passageiros.

Queda

Houve queda também no aeroporto Renato Cortez Moreira, de Imperatriz, onde os embarques e desembarques somaram 20.037 contra 22.011 de agosto, ou seja, -8,9%. Na soma dos dois aeroportos, transitaram pelo Maranhão, em setembro, 128.358 passageiros contra 133.187 de agosto, o que representa um recuo de 3,6%.

Famem

Não bastassem os problemas que terão de administrar a partir de janeiro de 2017 em seus municípios, alguns prefeitos eleitos em outubro já estão procurando mais problemas para resolver, com a disputa pela Federação dos Municípios (Famem).

Amrt

Por aqui, também os prefeitos estarão se mobilizando em torno da eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios da Região Tocantina, hoje dirigida pela prefeita reeleita de Vila Nova, Karla Batista, que está no comando da entidade por dois mandatos e pretende se dedicar ao novo mandato para o qual foi reeleita em dois de outubro.

Consórcio

A quantidade de participantes em consórcios no país, em agosto, totalizou 7 milhões, 2,1% a menos dos 7,15 milhões contabilizados em 2015. Os dados, divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) mostram que no acumulado do ano também houve retração, de 8,4%, resultado de 1,42 milhão de janeiro a agosto contra 1,55 milhão em igual período do ano passado. Em contrapartida, os dados mostram que, desde maio, o setor vem reagindo, com 221 mil novas adesões.

Oportunidade

Aperfeiçoar gestão, maximizar oportunidades e dinamizar a atuação no mercado foram alguns dos temas abordados no Encontro de Oportunidades, promovido pela Vale em Açailândia. O programa é desenvolvido em Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul, onde a empresa atua. No encontro, além da palestra Se o mar não está para peixe, vamos cavar oportunidades, proferida por Sílvio Santiago, houve o treinamento Visão geral de suprimentos e compras da Vale, ministrado por Bruno Victorasso.