Internet
Servidores da Agência de Defesa Agropecuária (Aged) que trabalham no interior do estado estão sendo obrigados a levar serviços para casa porque alguns escritórios não dispõem de conexão com internet, o que torna inviável o uso do programa Siapec, pelo qual são registrados todos os dados de fiscalização, controle de doenças e outras ações desenvolvidas pelos fiscais do órgão, e dificulta outros tipos de comunicação. Esta é uma das reclamações da categoria que deflagrou uma uma greve por tempo indeterminado.
Postos
Dos 217 municípios maranhenses, 198 contam com postos da Aged, mas em alguns os serviços são precários, sem equipamentos, sem pessoal suficiente, sendo alguns cedidos pelas prefeituras. Outra precariedade diz respeito à frota, que além de pequena, está envelhecida.
Concurso
De acordo com a direção do sindicato, a razão principal da greve, no entanto, é o concurso que o Governo do Estado se recusa a realizar, embora tenha sido autorizado pela ex-governadora Roseana Sarney, que deixou recursos para contratação de 170 novos fiscais. O governador Flávio Dino (PCdoB), embora tenha assumido em 2014, ainda candidato, o compromisso de realizá-lo ainda não fez e as informações dão conta de que, se for realizado, será para menos de 100, com o que não concorda a direção do sindicato.
Franquias
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias no Nordeste faturou cerca de R$ 9,6 bilhões no primeiro semestre deste ano, o que representa crescimento de 10,5% em relação ao mesmo período de 2015. A região correspondeu com 14% do faturamento do mercado nacional de franquias no período, que foi de R$ 68,888 bilhões. Em relação ao final de 2015, a região expandiu 12%, chegando a 23.700 unidades, ou seja, 16,3% do mercado nacional.
Vaqueiros
Recém-empossado presidente da Associação dos Vaqueiros do Maranhão (Avama), Roelson Holanda diz que um dos seus principais desafios será unificar todas as programações sobre eventos ligados ao segmento equestre. Ele lembra, por exemplo, que devido a diversificação, é quase impossível se saber ao certo quantas competições de vaquejada, tambor e baliza e outros são realizados no estado, tampouco quanto parques existem, já que há muitos sem conhecimento da entidade.
Voz do Brasil
O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSDB-PR) formulou o projeto de lei que visa acabar com a obrigatoriedade de transmissão do programa A Voz do Brasil, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 19h às 20h, em rede nacional de rádio. O parlamentar lembra que a 'Voz do Brasil' foi criada em 1935, no governo de Getúlio Vargas com funções ditatoriais, de espalhar para todos os cantos do Brasil informações que seriam de interesses do governo federal, o que não faz mais sentido nos dias de hoje.
Lealdade
O prefeito eleito Assis Ramos deixou claro que mantem lealdade às pessoas que sempre foram dedicadas ao seu projeto de chegar
à prefeitura de Imperatriz. Além de Marlon Moura no Governo, levou ainda Marcelo Moreno para a chefia de Gabinete e convidou o vereador João Silva, que já aceitou para compor o seu secretariado, e desta forma abrir a vaga para que o primeiro suplente da sua coligação, o vereador Fidélis Uchoa, seja chamado a assumir a vaga. Sem esquecer do apoio que obteve do experiente Remi Ribeiro, que será um dos habilidosos e articulados politicamente do seu governo.
Educação
A escolha do delegado Josenildo José Ferreira para a Secretaria de Educação não foi a toa. Ele tem especialidade em educação e é professor na Facimp, portanto, tem conhecimento para a área, não sendo um estranho no ninho.
Planejamento
Também, ao invés de incorporar Regularização Fundiária à Sepluma, Assis Ramos vai separar o Meio Ambiente da Sepluma, por não entender que como misturar quem vai administrar desenvolvimento com a política do meio ambiente. E será esta nova secretaria de meio ambiente que o vereador João Silva ocupará a partir de janeiro.
Comentários