SALIMP 2016

O Salão do Livro de Imperatriz(SALIMP), realizado pela Academia Imperatrizense de Letras, está sendo construído por pessoas de nossa cidade que amam as letras, o conhecimento, a cultura. Além dos acadêmicos, outras pessoas têm se empenhado para fazer do SALIMP 2016 o maior SALIMP da história. Ano passado tivemos o maior SALIMP até então realizado. Cerca de 150 mil pessoas visitaram o Salão do Livro; a maioria, estudantes. Este ano o SALIMP acontecerá nos dias 26 de novembro a 04 de dezembro. Hoje, eu, Nubia e o Dep. Marco Aurélio fomos buscar parcerias para o SALIMP. Visitamos diretores dos seguintes hospitais privados: Santa Mônica, São Rafael e Hospital das Clínicas. Visitamos também a CAPRI Veículos. Temos muito trabalho pela frente. Mas cremos que levantaremos os recursos para realizarmos com sucesso o SALIMP 2016. Contamos com o apoio de todas as pessoas que amam as letras. (Declaração do  Pastor Porto, Presidente da Academia Imperatrizense de Letras).

Presidência

Se não houver a interferência do prefeito, que já disse que não vai se envolver, e tampouco dos candidatos a prefeito que lideraram as coligações pelas quais eles foram eleitos, a disputa para a mesa diretora da Câmara de Vereadores será mais acirrada do que nunca. Nem mesmo entre os novos vereadores há consenso de nome. Na reunião-almoço nem todos foram, o que demonstra que não estão falando a mesma língua. É esperar o que vem por aí.

Sedes

Mesmo reeleita, a vereadora Fátima Avelino vem mantendo contatos com o prefeito eleito delegado Assis Ramos visando assumir a pasta da Secretaria de Desenvolvimento Social-Sedes, que era ocupada pela candidata a vice de Ribinha Cunha, Mirian Ribeiro, e que a própria Fátima já passou pelo cargo.

Vaga

Além desta alteração, deverá ocorrer outra, tudo como forma de fazer com que dois suplentes sejam chamados, Fidelis Uchoa e Eudes. O primeiro, dos primeiros formadores do projeto Assis Ramos prefeito.

Agradecimento

Foi muito elogiada a forma com a qual o empresário Ribinha Cunha se dirigiu à população, após o pleito, para agradecer o apoio obtido na campanha deste ano. Deixou seus eleitores, e até quem não votou nele, satisfeitos com o reconhecimento feito publicamente do apoio da população.

Sesi

Estudantes da escola do Serviço Social da Indústria do Estado do Maranhão (SESI-MA) Marly Sarney, de Imperatriz, embarcam neste sábado (08), com destino a Recife (PE), onde representarão o Estado na competição nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Na competição estadual, realizada em São Luís, duas equipes do SESI de Imperatriz foram classificadas para a etapa nacional, onde os alunos demonstraram suas habilidades na construção e programação de robôs.

Obra

As equipes Robotics Angels e Megazord, formadas pelos alunos do ensino fundamental e médio do SESI de Imperatriz, seguem confiantes em busca do 1º lugar na competição nacional que será realizada de 09 a 12 de outubro, em Recife/PE. A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica - tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens - para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. O SESI é uma das entidades do Sistema FIEMA.

Trabalho

Os empresários Edilson Baldez (presidente da Federação das Indústrias) e Francisco de Sales Alencar, que é seu vice, foram nomeados pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para integrarem o Grupo de Trabalho que vai analisar os entraves ao desenvolvimento do Nordeste e elaborar um diagnóstico de potencialidades regionais e analisar as oportunidades e possíveis investimentos. 

Educação

As cinco melhores escolas do Maranhão avaliadas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), cujo resultado foi divulgado na terça-feira (04), são todas de iniciativa privada: Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, Educallis, Crescimento, Centro de Educação Internacional e Literato. Das escolas públicas, o Colégio Universitário, mantido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi o melhor avaliado e das escolas estaduais, o Colégio Militar foi o que teve melhor pontuação.