Produção
Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), chefiados pelo superintendente Luiz Figueiredo, reuniram-se na sede dessa entidade com a equipe do Governo do Estado, (Sagrima), com a finalidade de preparar supervisores e técnicos para dar início ao atendimento às 1.550 propriedades rurais incluídas no programa “Mais Produção”.
Produtivas
O ponto alto da pauta foi a operacionalização das cadeias produtivas que atendem ao pacote tecnológico da Sagrima destinado à cadeia de hortifruticultura na regional e São Luís, parte da Baixada Oriental e Tocantina. Além disso, o grupo discutiu ainda, detalhamento para o fortalecimento das demais cadeias que integram a parceria Senar/Governo, como: carne e couro, arroz, leite e derivados e aquicultura.
IEL
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MA), uma das entidades do Sistema Fiema, participou da I Feira de Oportunidades e Carreiras 2016, realizada pela Devry Facimp, no campus da faculdade, em Imperatriz. A ação aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro. A Feira teve o propósito de aproximar os alunos do mercado de trabalho e estimular suas habilidades comportamentais e profissionais.
Soluções
Com sede própria há 01 (um) ano, o IEL atua em três áreas de gestão: Educação Empresarial, Gestão Empresarial, Carreiras e Estágio. Oferecendo soluções e oportunidades de conhecimento inovador para tornar a indústria maranhense competitiva.
Enfermagem
Projeto de Lei N.º 6091/ 2016, apresentado pelo deputado Hildo Rocha (PMDB/MA), altera a Lei nº 7.498/1986, que regulamenta o exercício da enfermagem. “O nosso projeto diminui para 30 horas a carga horária semanal de serviços dos enfermeiros, técnicos, parteiras e auxiliares de enfermagem”, explicou o deputado.
Justificativa
O projeto de Hildo Rocha leva em consideração os seguintes fatores: 1) há muito tempo os profissionais de enfermagem reivindicam a redução da jornada para seis horas diárias e trinta semanais; 2) enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras estão habitualmente submetidos ao stress em seu exercício profissional, auxiliando as pessoas em situações de sofrimento e dor; 3) o ambiente de trabalho é insalubre e os expõe a diferentes agentes químicos e biológicos, além do desgaste emocional; 4) um erro pode ser fatal; 5) os profissionais do setor são essenciais para o cuidado da saúde, ajudando na prevenção de doenças, no tratamento e na recuperação de pacientes.
Redução progressiva
De acordo com a proposta, a redução poderá ser efetivada no prazo máximo de cinco anos ou em apenas 12 meses. “A redução poderá ser alcançada, progressivamente, por meio de acordo coletivo de trabalho, na proporção de, no mínimo, duas horas a cada ano. Assim, no prazo de cinco anos, chega-se a 30 horas. Mas a redução poderá ser alcançada em apenas um ano. Depende do acordo coletivo de trabalho”, explicou Hildo Rocha.
Carreata
Hoje o candidato Ribinha Cunha realiza uma grande carreata pelas principais ruas da cidade, a começar pela entrada da Vila Ipiranga. Promete reunir centenas de veículos com simpatizantes à sua candidatura.
Reeleito
Com mais de 50 mil votos, o deputado Léo Cunha está sendo cobrado a participar do programa eleitoral do seu irmão, Ribinha Cunha, que é candidato a prefeito. E pensando bem, as cobranças têm sentido. Leo obteve destes 50 mil, mais de 25 por cento em Imperatriz, o que lhe credencia a pedir aos seus eleitores que agora votem no irmão Ribinha.
Comentários