Fora, Cunha

Dos 18 deputados federais maranhenses, 17 estavam em plenário na sessão da Câmara Federal, nessa segunda-feira (12), e 16 votaram pela aprovação do relatório que pedia a condenação do parlamentar fluminense. O ausente é um dos que tinham mais aproximação do ex-presidente cassado, Júnior (PEN), e dos que marcaram presente, somente Alberto Filho (PMDB) se absteve, ou seja, 16 votaram a favor.

A favor

São eles: Aluísio Mendes (PTN), Cleber Verde (PRB), Davi Alves Silva Júnior (PR), Eliziane Gama (PPS), Hildo Rocha (PMDB), Ildon Marques (PSB), João Castelo (PSDB), João Marcelo Souza (PMDB), José Reinaldo (PSB), Juscelino Filho (DEM), Pedro Fernandes (PTB), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Victor Mendes (PSD). Dos 469 deputados que compareceram à sessão, 450 votaram pela cassação, dez contra e nove se abstiveram.

Pisada

Dois dias antes, blogueiros em Imperatriz e São Luís andaram comentando que Ildon Marques estaria sendo pressionado a votar contra o afastamento de Cunha e blá blá blá. Esqueceram de avisar a estes que Ildon não costuma fazer nada na pressão e votou a favor, para desgosto de quem tentou jogá-lo contra a opinião pública. E agora? Blogueiros informados.

Resposta

Não me recordo se foi aqui ou apenas nas redes sociais que informei que a tendência era de que dificilmente a justiça daria direito de resposta ao governador Flávio Dino sobre o pronunciamento do candidato Ribinha Cunha. De qualquer forma, foi confirmada, o juiz não concedeu o direito de o governador se explicar por entender que não houve ofensa contra ele cometida pelo candidato.

Educação

Quem tenciona estudar na rede particular de ensino, mas não dispõe de recursos para bancar a mensalidade já pode recorrer ao Educa Mais Brasil, que disponibiliza bolsas de estudo com 70% do valor da prestação em diversos níveis de escolaridade. No Maranhão estão sendo oferecidas mais de 24 mil bolsas para este ano, havendo em São Luís vagas para graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, idiomas, preparatório para concursos, cursos profissionalizantes, pré-vestibular etc.

Grevistas

O Conselho Nacional de Justiça decidiu que faltas de servidores do Judiciário decorrentes de greve não podem ser lançadas na ficha funcional como injustificadas. O pedido em análise foi feito pelo Sindicato dos Servidores da Justiça de Minas Gerais, onde servidores foram, considerados faltosos após um movimento grevista.

E a greve continua...

Com a greve dos bancos, os consumidores precisam ficar atentos a outras alternativas na hora do pagamento da conta de energia. A Cemar disponibiliza Correspondente Bancário, Débito Automático, Autoatendimento e Internet Banking. Em caso de dúvidas, o cliente pode ligar para a Central 116 ou ir a uma das nossas Agências de Atendimento para ter mais informações.

Doações

Ontem, terça-feira (13), o projeto social Ação Curumim iniciou o período de arrecadação de doações em um shopping. O grupo montou um ponto de apoio para receber brinquedos ou alimentos, que serão entregues em outubro em várias reservas indígenas da região. Vamos colaborar com a causa!

Capacitação

Tratar das rotinas trabalhistas na admissão do empregado, na vigência e rescisão do contrato, além de esclarecer sobre a legislação trabalhista brasileira, caracterizada por ser uma das mais extensas, rígida e complexa. Esses serão os temas abordados durante curso “Como Evitar Problemas Trabalhistas?”. A ação gratuita acontece no dia 15 de setembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), das 14h às 22h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na sede da Federação, localizada na Rua Bahia, 611 - Centro, em horário comercial ou ainda pelo telefone (99) 3525-1402.