Região metropolitana

Voltou-se a discutir a formação de uma região metropolitana envolvendo municípios próximos a Imperatriz. E claro que a metropolização beneficia todos os municípios integrantes e é um assunto há muito discutido e desejado. Lembro ainda que a região metropolitana de Imperatriz já existe. Ela foi criada ainda no governo de José Reinaldo, por indicação do deputado estadual Antonio Pereira, só nunca foi implantada. Um bom momento para que novos estudos sejam feitos e que seja definitivamente implantada a metropolização, o que poderá gerar benefícios para todos os municípios, incluindo condições de atender exigências em determinados setores, como, por exemplo, a construção de aterros sanitários, que poderá ser construído em parceria com as cidades incluídas na região, devido aos altos custos.

Cidades

Pelo projeto aprovado e sancionado pelo ex-governador José Reinaldo, fazem parte da região metropolitana de Imperatriz, além dela própria, João Lisboa, Senador La Rocque, Buritirana, Edison Lobão, Montes Altos e Ribamar Fiquene. O que, dependendo dos estudos, poderá ser ampliada. Então, está na hora de os deputados agirem.

Invenção

Com o passar dos dias, aumenta a tensão entre os simpatizantes dos candidatos a prefeito e, com isso, cresce também a quantidade de comentários maldosos, críticas infundadas e notícias sem qualquer veracidade. A partir daí, o eleitor deve ficar atento e nem sempre confiar no que as redes sociais divulgam. Melhor conferir. Tem boatos demais circulando na internet contra candidato A e B.

Visita

O deputado federal Hildo Rocha está em Imperatriz visitando  aliados e apoiando candidatos a prefeitos que o apoiaram na eleição anterior. Ele informou que mantém o compromisso com estes prefeitos em trabalhar e pedir votos, afinal todos eles estão trabalhando em seus municípios e políticos têm de honrar compromissos assumidos em campanha.

Reeleição

Com a campanha, confirmou-se o que a coluna já havia previsto: não haverá um índice elevado dos vereadores que não serão reeleitos. A tendência é de que a renovação fique mesmo em torno dos 40%, mantendo a média das eleições anteriores.

Bem

O atual presidente da Câmara, José Carlos, que organizou bem o PV, caminha para novo mandato. O moço tem andado bem, promovendo reuniões e caminhadas. Além dele, José Carlos espera ainda eleger vereadores dois colegas do PV, o que seria um fato inédito para o partido.

Aliás

Os partidos considerados pequenos e médios decidiram se organizar melhor para estas eleições e se fortaleceram buscando formar um elenco de candidatos com potencial de votos suficientes para eleger candidatos e um número exigido para correrem sozinhos sem coligarem. Assim, está, por exemplo, o PROS, que não se coligou e poderá sair das urnas com três vereadores eleitos. Disputam estas vagas Maura Barroso, Bibiu, Pastor Antenor e o irmão Ari, além do Josivaldo JP.

Política sim

O pastor Luiz Carlos Porto - que embora ainda receba, mesmo que em menor número, críticas por não ter seguido o prefeito Madeira na campanha - mantém firme o seu pensamento de que evangélicos devem, sim, participar da eleição sendo candidatos. Para ele, é importante que a igreja participe da eleição com candidatos e que faça um trabalho com antecedência nos jovens preparando-os para a política para que sua escolha seja feita da melhor forma possível e com condições de eleger um candidato que represente bem a igreja.

Nem sempre

De acordo com Porto, que coordena o Ministério da Família da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil, a escolha deve ser bem planejada, pois nem sempre um evangélico é crente e seguidor da palavra.