Estranho
Mesmo com o Ministério Público agindo, os recursos da Suzano para a compensação ambiental da sua instalação não retornaram para a cidade de Imperatriz, que tanto precisa para trabalhar suas áreas degradadas. O pior é que os dez milhões de reais foram gastos em ações que não tinham nada a ver com compensação ambiental, tais como coquetéis, viagens, diárias, programadores, enfim, desviados para outras finalidades. E olha que as ações do meio ambiente quando são feitas ocorrem rapidamente contra aqueles que desmatam, queimam, pescam e cometem outros crimes, mas neste caso nada serviu a união de forças.
Esclarecer
Esta semana, em um debate realizado por um dos grupos de whatsapp, tentaram mostrar que a instalação da fábrica da Suzano em Imperatriz não teve nada a ver com interferência política. Quando, na verdade, teve e muito. E do prefeito Madeira. Por mais que não se goste do prefeito, temos que ser corretos e registrar para sempre na história que a empresa, que estava praticamente certa para a cidade de Porto Franco, por decisão política do ex-governador Jackson Lago, veio para nosso município pela luta do prefeito Madeira. O gestor procurou apoio no senador Lobão, que marcou encontro com a presidência da Suzano, e ainda na ex-governadora Roseana para juntos conseguirem mudar o projeto.
Celmar
No mesmo debate, um dos presentes, o qual é empresário, levantou ainda a questão de ordem de que já estava tudo planejado para que a Suzano viesse para Imperatriz, o que não é verdade. O o projeto que havia em andamento era o projeto Celmar da Vale, que plantava eucalipto para atender às siderúrgicas e não celulose. Toda a área foi comprada pela Suzano para aproveitar na fábrica de celulose e em poucos dias na produção de papel.
Cardíaca
A parada cardiorrespiratória, conhecida popularmente como parada cardíaca, é um evento súbito e imprevisível, podendo acontecer a qualquer momento e com qualquer pessoa. Cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegarem a um hospital, porém a técnica de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) imediata pode dobrar as chances de a vítima sobreviver.
Nacional
Com a intenção de diminuir o número de mortes por parada cardíaca, foi criado o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, que consiste em um evento social gratuito, realizado em várias cidades do país desde a sua primeira edição em 2014. O evento surgiu da aliança entre a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão (LATE-MA) e o Bernardinomed (Centro de Treinamento Internacional da American Heart Association no Maranhão).
Discos
Uma vasta coleção de discos de vinil estará em exposição neste sábado e domingo (27 e 28) na sala de eventos do segundo piso de um shopping, de 10h às 22h. O acervo exposto é uma reunião do material de alguns colecionadores da cidade, que pode ser visitado gratuitamente.
Vinil
Lançados no final da década de 40, os discos de vinil aqueceram o mercado musical da época. Perdeu espaço com a criação do CD e, logo em seguida, do MP3. Atualmente os vinis viraram objeto de colecionadores em todo o mundo. O curioso é que, desde 2014, algumas gravadoras têm lançado álbuns atuais em disco de vinil.
Música clássica
No sábado (27), acontece ainda apresentação musical da orquestra “Lírio dos Vales”, em duas sessões: a primeira a partir de 15h30, no hall do shopping; a segunda, a partir de 19h, na praça de alimentação. Ambas as apresentações são gratuitas.
Comitê
A vereadora Fátima Avelino inaugura hoje pela manhã seu comitê de campanha situado na rua Luís Domingues com Souza Lima. É deste local que ela espera iniciar a arrancada para a sua reeleição para mais um mandato, que diga-se de passagem faz por merecer.
Comentários