Lista TCE

Ao divulgar na segunda-feira a lista de gestores e ordenadores de despesas com contas analisadas e reprovadas, o Tribunal de Contas do Estado fez a sua parte, mas o TSE não irá seguir por ela para tornar inelegível nenhum dos candidatos a prefeito, vice ou a vereador. É que, por decisão do STF, quem tem competência para julgar as contas dos gestores são as Câmaras de Vereadores. Aliás, esta prática já existia e, com a Lei da Ficha Limpa, foi modificada e agora volta a anterior. Vale ressaltar que a decisão do Supremo não atinge os secretários de estados, presidentes de poderes ou de autarquias. Estes continuam impedidos, como presidentes de Câmara de Vereadores. A lista só serve para o TRE vetar quem está neste último grupo divulgado pelo TCE.

Estatística

Nas eleições 2016, o Maranhão contará com 4 milhões 611 mil e 247 eleitores aptos a votar, sendo a maioria na faixa etária de 25 a 29 anos (12,29%) e de grau de escolaridade de ensino fundamental incompleto (28,30%). Em 2014, o número era de 4.495.864.

Imperatriz

São Luís permanece com o maior número de eleitores do estado: 659.779, seguida de Imperatriz: 151.858. Estes e outros dados, como faixa etária, grau de escolaridade, evolução do eleitorado, sexo, podem ser consultados na estatística de eleitorado liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Vagas

O total de vagas para prefeito em disputa nestas eleições em todo o pais é de  5568 e o total de vagas para vereador em disputa no Brasil é de 57931. No Maranhão, temos 217 disputas para prefeito e 2.399 para vereadores. São números expressivos.

Coligação

“Registro de candidatura. Formação de coligações. Partidos que pediram registro por duas coligações diferentes. Impugnação. Partido isolado. Ilegitimidade. Recurso. Coligação que não impugnou o registro. Impossibilidade. Eleição majoritária. Coligações diferentes. Não-admissão. [...] 3. O art. 6º da Lei nº 9.504/97 veda que um partido participe de coligações diferentes para governador e senador na mesma circunscrição. 4. Recursos não conhecidos.” (Ac. nº 19.962, de 27.8.2002, rel. Min. Fernando Neves.) Assim é como pensa o TSE sobre um partido coligar  com duas coligações majoritárias diferentes.

PSD

Isso serve para a direção do PSD, que está em duas coligações majoritárias, com o PSB de Ildon Marques e com o PSC de Ribinha Cunha. Já o PHS, que fez juras de amor ao candidato Ribinha Cunha, saiu antes do registro da ata e, portanto, ficou apenas na coligação do Pisada.

Julgamento

Até ontem à tarde, todos os candidatos ainda estavam constando que aguardavam julgamento dos pedidos de registros. E também não constava ainda em nenhum deles pedido de impugnação, apesar da boataria que circula na cidade.

Franciscano

Foram provocar o velho guerreiro de luta Franciscano e ele decidiu ir pra luta. Será ele mesmo o candidato a prefeito pelo PMDB em São Francisco do Brejão. Na tarde de segunda-feira, deu entrada no pedido do registro de sua candidatura, tendo como vice o ex-vereador de Imperatriz e do próprio Brejão, Chico Pernambuco.

Campanha

O piauiense, mas maranhense de coração e imperatrizense por adoção, é jogo duro e já está em campo. Dia 26 dará a largada da campanha em grande caminhada e comício na cidade de Brejão.

Tímida

Embora já autorizada a campanha de rua, comícios, carros de som, pessoal e bandeiras, parece que está tudo do mesmo jeito. Calmo como se não estivéssemos em uma campanha eleitoral. Um candidato a vereador dizia que tudo isso por falta de dinheiro. A continuar desse jeito, a solução será gastar a sola dos sapatos e cair em campo de porta em porta no bom e tradicional olho no olho com os eleitores.