Registro

Como quinta-feira foi feriado na Justiça Eleitoral, não houve registro de pedidos de candidatos a prefeito de Imperatriz junto ao TRE. No momento, dos 217 municípios, apenas 73 candidatos a prefeito pediram registros e 1622 a vereador. Da nossa região, continuam os mesmos, Buritirana, Senador La Rocque e Bom Jesus das Selvas. É o que consta no site do TSE, o que deverá aumentar nas próximas horas. Deve-se lembrar que o prazo para o registro das atas das convenções se expira no próximo dia 15, e é corrido, tem expediente normal nos sábados e domingos. O feriado foi por conta do dia da Criação dos Cursos Jurídicos e o TSE não funcionou.

Corre-corre

Certamente que, por conta do prazo, muitos candidatos estão em um tremendo corre-corre para conseguir toda a documentação exigida para apresentarem o pedido de registro de suas coligações, especialmente aquelas que contam com uma quantidade de pré-candidatos a vereador.

Tristeza

Quem conversa com o prefeito Madeira tem a comprovação de que ele não demonstra qualquer arrependimento ou tristeza por ter feito a opção em apoiar Ribinha Cunha, como informaram, e anuncia para logo após o registro do candidato iniciar a campanha no corpo a corpo.

Comitês

Já Rosângela Curado e Ildon Marques deixaram a parte burocrática a cargo de assessores. Iniciaram os preparativos para a montagem dos seus comitês de campanha para deixar tudo pronto para quando receberem o ok e iniciarem imediatamente a campanha, oficialmente. Extraoficialmente, estão continuando as reuniões nos bairros.

Cheques

A TeleCheque estima que a utilização de cheque deve registrar incremento de 5,8% nas vendas do Dia dos Pais, na comparação com o resultado do ano anterior. Segundo os números da instituição, os nordestinos devem gastar 15,8% a mais do que ano passado, e o valor gasto em compras vai aumentar 8%, chegando a R$ 1.811,16. Ainda de acordo com a pesquisa, vestuário deve ser um dos segmentos mais procurados, com alta de 10,6% nas compras em cheque, segundo a projeção.

Participação

Embora não tenha apresentado os números por estado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua sétima estimativa para a safra 2016, coloca o Maranhão como o 11º do Brasil em produção agrícola, atrás do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Santa Catarina e Tocantins. De acordo com esta projeção, dos estados que integram o Matopiba, o Maranhão está à frente apenas do Piauí.

Privatização

Já está tramitando na Assembleia Legislativa projeto de lei do Executivo que institui o Programa de Parceria Público Privada (PPP), para que diversos serviços executados pelo Governo do Estado sejam transferidos para a iniciativa privada.

Fundo

A prefeitura de Açailândia recebeu um repasse bem gordo por meio do “fundo a fundo” do governo do estado. Comandada por Juscelino Oliveira, o município recebeu R$ 700 mil no dia 11 de julho. Juscelino, para quem não lembra, era vice-prefeito de Açailândia. Ele assumiu o controle da cidade após a prefeita Gleide Santos (PMDB), que é aliada de Roseana Sarney, ter sido cassada. Agora, com apoio do governo, Juscelino já está na disputa para a reeleição.

Reflexão

“Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, amigos deveriam ser para sempre, mesmo que só tenham em comum as mesmas recordações.” (Vinícius de Moraes, poeta e compositor brasileiro, nascido no Rio em 1913) Revendo o velho álbum, percebo que a vida nos fez trilhar por caminhos diferentes. Mesmo assim, não podemos esquecer que, por um determinado tempo, comungamos dos mesmos sonhos. Vamos que vamos! Bom dia e bom final de semana a todos!