Especulação

O delegado licenciado e pré-candidato a prefeito pelo PMDB, Francisco Assis Ramos, já havia dado tempo em sua pré-campanha para desfazer os boatos de que estaria desistindo de sua pré-candidatura para apoiar outro nome. Agora, novamente volta a informar que não têm sentido algum os comentários que dão como certa sua desistência para apoiar outro pré-candidato numa grande aliança. Ele conta que pode conversar, como tem feito com todos os pré-candidatos, mas como pré-candidato a prefeito e não para compor chapa.

Grupo

Ele rebateu os argumentos usados pelos adversários de que não teria apoio e o grupo está sendo desfeito com o apoio das lideranças do partido, como o senador João Alberto, o ex-presidente José Sarney, o deputado João Marcelo e ainda o assessor da presidência Francisco Escórcio, que está na cidade para fortalecer o pré-candidato. Também as articulações que estão sendo feitas para atrair nomes fortes dentro do PMDB regional para encampar o projeto, como o de Franciscano e outros empresários e produtores rurais.

Reforços

Com a chegada do PRP e PMB, a pré-campanha do delegado ganhou o reforço de vários pré-candidatos a vereador que esses dois partidos têm, inclusive de um que está em mandato, no caso o vereador Eudes. Ou seja, está ficando cada vez mais sólida.

Novo

“Está nascendo um novo partido no Brasil, o INOVA BRASIL, que nasce para propor novas diretrizes políticas para o país. Tendo em vista que sem ações políticas consistentes, pouco pode ser feito para mudar a realidade e transformar a sociedade”.

Partido

“Venha conosco contribuir para fazer do Brasil um lugar melhor para se viver. Ajude na fundação do INOVA BRASIL”. Mensagem que recebo do presidente do Inova Brasil, Amarildo Gomes de Oliveira, pedindo apoio para que seja criada esta nova sigla. Os interessados podem acessar o site inovabrasil.org.br e obter todas as informações, além de preencher o livro e formar comissão provisória local. O Inova Brasil é o partido do pequeno e microempresário brasileiro.

Único

Com a desistência do Marcone Ribeiro, o município de Campestre corre o risco de ser o único em que apenas o prefeito participará da eleição. Desta forma, Valmir Moraes teria que fazer campanha para conseguir a votação necessária de 50 mais um 1 por cento e continuar na prefeitura. Marcone, a exemplo do irmão José Aldo,  em São João do Paraíso, anunciou essa semana que não pretende disputar o pleito por problemas pessoais e financeiros.

Sobre

O jornalista Edmilson Sanches respondendo à coluna sobre apoio de partidos: “Algumas tratativas estão ocorrendo em nível estadual, em São Luís, a partir do próprio presidente José Luís Lago. Outras, a critério local. O PPL nacional não emitiu resolução estabelecendo partidos ou campos ideológicos para coligações. Fica a critério da instância municipal, e desde que contribua para o crescimento/fortalecimento do partido”. Mantém pré-candidatura.

Vacinação

A Agência de Defesa Agropecuária (Aged) deve divulgar nesta semana o resultado da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, realizada de 1º de maio a 10 de junho. Apesar das dificuldades registradas pelos problemas de estiagem, perda de peso dos animais e uma série de outros embaraços, a expectativa é que tenha sido alcançado o percentual dos 95%, o que dá segurança para que o estado continue pleiteando a entrada na zona livre sem vacinação.