Caminhos

O funil está estreitando e quem ficar de fora das alianças corre o risco de chegar atrasado e comer os restos do bolo e sucos quentes. Os principais pré-candidatos a prefeito já estão tomando posições em relação às suas coligações e faltam ainda alguns partidos decidirem e ainda continuam em aberto as conversações. O PHS tem conversado com Rosângela, mas tudo indica que ficará mesmo com Ribinha Cunha, do PSC, que também busca o PPS do Pastor Porto e ainda o PTB do Nonato, este não tem pré-candidato a prefeito e poderá fechar sem maiores complicações. O Solidariedade pediu um prazo de 10 dias para decidir com quem vai e deixou claro que tem três caminhos sendo avaliados, Ildon, Rosângela e Ribinha Cunha.

Isolados

Os pré-candidatos que não conseguirem atrair outros partidos para seu projeto e disputando com chapa pura, como é o caso do PPL, sabem que será um risco muito grande e prejudicial. Enfrentar uma campanha com menos de dois minutos de TV e sem a força de um grupo político formado por várias lideranças e candidatos a vereadores é desigual.

Conversando

O Pastor Porto anunciou que tem conversado com Rosângela, Madeira e Ribinha Cunha e tem uma reunião agendada com o governador Flávio Dino para discutir a sucessão. Pode ser que neste encontro, como o governador já decidiu quem é seu candidato, Porto também poderá desembarcar no barco do PDT, que caminha para contar com 14 partidos.

Pros

Formado para iniciar um processo que vai permitir à Assembleia de Deus eleger deputados na eleição estadual, o Pros ainda não definiu seu futuro e há fortes indícios de que estaria em entendimentos com Rosângela Curado para compor na majoritária, pois na proporcional irá sozinho. Conta com 32 pré-candidatos a vereador e isso poderá render a eleição de dois vereadores.

PPL

“Alguns outros partidos têm se mostrado dispostos a conversar. Estamos iniciando. Até 5 de agosto, quem sabe, teremos novidade. Mas o PPL tem em seu quadro de filiados pessoas com perfil e vontade dispostas a partilharem com Edmilson Sanches a honra e responsabilidade de formar uma chapa pura, se for o caso”. Resposta do pré-candidato Edmilson Sanches à indagação sobre apoios ao seu projeto.

Capacitar

Capacitar produtores para melhor desenvolverem e administrarem suas propriedades, transformando seus negócios mais lucrativos e rentáveis, são alguns dos benefícios do programa Negócio Certo Rural, que a Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz iniciou neste mês de junho em Imperatriz e em mais sete municípios abrangidos pela regional, em uma parceria do Sebrae Maranhão com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar), que além de Imperatriz, está promovendo a formação em mais 40 municípios da região e em comunidades rurais.

Certo

O Programa Negócio Certo Rural é um curso gratuito que visa capacitar empreendedores rurais sobre planejamento e gestão, para que administrem de forma correta seus negócios, aumentem sua produtividade e obtenham mais lucros na condução dos negócios já existentes ou na implementação de novos negócios nas propriedades. O curso tem um total de 46 horas, que serão dadas por meio de cinco encontros e mais seis horas de consultoria nas propriedades dos produtores participantes, com direito a material e certificado.

Rural

Algumas unidades do Sebrae já deram início aos trabalhos referentes à execução do programa. Na Regional de Imperatriz, foram ministrados seminários de mobilização iniciados dia 07 de junho na instituição, que ainda percorreu outros municípios, como Buritirana, Senador La Rocque, Porto Franco, São João do Paraíso, Estreito, João Lisboa; finalizando no último dia 13, em Davinópolis.