Vice

Uma questão de ordem que surge nos bastidores e que merece atenção, pois implica em composição de chapa e com potencial para elevar a pontuação do pré-candidato. O apóstolo Alex Nunes Rocha, que era do PTC, não teria se filiado ao PTN no prazo dos seis meses que a legislação permite para quem deseja disputar a eleição deste ano. A Justiça considera filiado mesmo sem pedido de desfiliação aquele que assume cargo em comissão provisória e Alex assumiu, só que foi agora após a passagem do prazo, em março. Resta saber se ele já havia se filiado anteriormente e estava esperando apenas a provisória do PTN. Se não puder ser candidato, será uma grande perda para o delegado Assis Ramos.

Concurso

A vereadora Jeane, de Montes Altos, está incorrendo no mesmo erro do seu marido, que em eleição anterior estava bem cotada para ganhar a eleição, se meteu para anular o concurso e perdeu o pleito para Valdivino. A vereadora fez o mesmo agora, o que, certamente, trará prejuízos para a sua pré-candidatura. É que a população, especialmente os jovens, quer uma chance de conseguir um emprego e não aprova esta atitude.

Pré-candidato

No sábado (25), o empresário Adauto do Baratão reuniu quase 2 mil pessoas para o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito. Estiveram no evento simpatizantes do PSDB, lideranças políticas, e principalmente o povão, que vê em Adauto a esperança de dias melhores para Cidelândia. Lideranças regionais também fizeram questão de levar seu apoio a Adauto, entre elas Chico Brasil (PHS), o ex-prefeito de Açailândia Ildemar Gonçalves e o prefeito Sebastião Madeira.

Produção

O prefeito Vagtonio Brandão esteve presente, na tarde do último sábado (25), no encerramento do curso de produção de derivados do leite em Varjão dos Crentes. Os produtores rurais do povoado aprenderam técnicas de pasteurização e produção de variados queijos, requeijão (cremoso e de ricota), iogurte, doce de leite, maionese de leite, ricota natural, entre outros.

Leite

O curso foi realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A produtora Elaine Macedo, moradora do povoado Varjão, elogiou a qualidade do curso. “Todas as aulas foram ótimas. Resolvi participar do curso para aprofundar o aprendizado e melhorar a qualidade dos meus produtos”, explicou.

Cultura

A Caixa Econômica Federal recebe até 29 de julho inscrições para a seleção de projetos culturais, que serão realizados em 2017 e 2018, divididos em quatro programas: Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, Apoio a Festivais de Teatro e Dança, Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro e Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas. Todas as informações necessárias à participação nos programas estão disponíveis nos regulamentos publicados no site ”http://www.programasculturaiscaixa.com.br.

Aeroporto

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Corredor de Exportação Norte (Fapcen), José Antônio Gorgen, o Zezão, aproveitou a festa de abertura da Agrobalsas para pedir do Governo do Estado, representado pelo vice-governador Carlos Brandão, a ampliação das parcerias com as entidades empresariais do município de Balsas e apontou a construção de um novo aeroporto para a cidade como relevante projeto que deve ser concretizado por empresários, prefeitura e governo estadual.

Parques

Enquanto no Maranhão há um debate desnecessário sobre o uso do Parque Independência por uma entidade de agropecuaristas, em São Paulo o governo estadual vai ceder à iniciativa privada 25 parques estaduais pelo prazo de até trinta anos.

Temor

Pecuarista acostumado com a realização de exposição diz que a Associação dos Criadores do Maranhão encontrou um motivo para não promover a Expoema este ano: o governo. É que eles já temiam pelo fracasso da exposição em virtude das dificuldades de reunir animais de elite para participar. Tanto que o governo acenou em devolver e eles argumentam que não há mais prazo para promover a feira, o que é desculpa, afinal faltam mais de três meses para o período em que é realizada, em setembro.