Prejuízos

A transferência do Viva Cidadão para o Shopping Imperial só é boa para os donos do shopping. Até os lojistas do calçadão, da Godofredo Viana e Getúlio Vargas estão preocupados, pois sabem que as vendas cairão muito. As pessoas que vêm do interior em busca dos serviços desse órgão acabam fazendo compras no comércio, enquanto no shopping elas terão que pagar transporte até o centro e muitos acabarão desistindo e retornando para suas cidades sem fazerem suas compras.

Deficiências

Os direitos da pessoa com deficiência foram debatidos durante o I Congresso “Lei Brasileira de Inclusão n.º 13.1446/2015 e suas Interfaces”, que ocorreu no auditório da OAB Subseção Imperatriz nos dias 14 e 15 de junho. O evento reuniu cerca de 200 participantes, além de uma série de especialistas e militantes da área, para a discussão da Lei que passou a vigorar em janeiro de 2016, após cerca de 15 anos de formulação.

Pioneira

De acordo com a advogada e membro da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB, Regina Célia Lopes, a Subseção Imperatriz é pioneira em trazer o debate sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) para dentro de suas dependências. A advogada reforça a importância de eventos como esse para conscientização da sociedade e concretização da luta por direitos.

Vale

A Vale informou nessa terça-feira (14) que a Ação Civil Pública ajuizada pela Sociedade Humanitária Nacional (Sohumana) contra a Samarco Mineração S.A. e suas acionistas, a BHP Billiton Brasil Ltda. e a Vale, na 5ª Vara Federal do Rio de Janeiro, foi julgada extinta. A Ação Civil Pública ajuizada pela Sohumana solicitava pagamento de indenização por danos ambientais e patrimoniais supostamente causados em acidente na barragem de Fundão da Samarco no valor de R$ 20 bilhões.

Autoral

Se o Ecad estender sua cobrança de direitos autorais em favor dos artistas maranhenses, muitas prefeituras e promotores de eventos vão ter de coçar o bolso para pagar uma quantia elevadíssima.

Comércio

Depois de fechar março em queda, o comércio varejista reverteu a situação em abril. Enquanto as vendas do comércio varejista aumentaram em abril 0,5%, a receita nominal cresceu 1,2%, comparativamente a março, mas em relação a abril de 2015, série sem ajuste sazonal, o volume de vendas do varejo recuou 6,7%, como mostram os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nessa terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Lâmpadas

As lâmpadas incandescentes não vão mais ser vendidas no Brasil a partir do dia 30 de junho e os estabelecimentos, importadores e fabricantes serão fiscalizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para punir com multa quem não atender à legislação. A restrição foi estabelecida em uma portaria interministerial de 2010, que tem como objetivo minimizar o desperdício no consumo de energia elétrica.

Economia

Uma lâmpada fluorescente compacta economiza 75% em comparação a uma lâmpada incandescente de luminosidade equivalente. Se a opção for por uma lâmpada de LED, essa economia sobe para 85%. A venda de lâmpadas incandescentes começou a ser proibida no Brasil em junho 2012, com a exclusão do mercado de lâmpadas com potência acima de 150 watts (W). Depois, foi a vez das lâmpadas entre 60W e 100W, em 2013. Em dezembro de 2014, foram substituídas as lâmpadas de 40W a 60W.

Substituição

O processo de substituição terminará em 30 junho deste ano, com a participação de unidades com potência inferior a 40W.