Lista fechada
Têm razão os vereadores quando demonstram preocupação quanto ao índice de reeleição em outubro. É que muitos partidos, entre eles os pequenos, se fecharam em copas com suas listas fechadas a quem tem mandato e, com isso, eles disputarão as 21 vagas. Cita-se como exemplo o Pros, o PEN e o PV, que estão fechados e querem no mínimo garantir sete vagas das 21. Ou seja, os atuais vereadores terão votos, mas podem ser atrapalhados pelos novatos, e olha que muitos com bons nomes.
Ônibus
Os atentados a ônibus, na noite dessa quinta-feira (19), ocorreram no exato momento em que a Prefeitura de São Luís tenta criar um novo sistema de transporte com uma licitação para redistribuição das linhas. A insegurança mostra o quanto é complicado para os empresários investirem na renovação de frotas, pois os veículos estão sempre ameaçados de danificação, seja pelos buracos das maltratadas ruas e avenidas ou pela ação de bandidos que recebem ordens do crime organizado.
Soja
O deputado Adriano Sarney (PV), que preside a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, sugeriu uma audiência pública, para a segunda quinzena de junho, em Balsas, para avaliar o andamento do projeto Anel da Soja, um conjunto de rodovias estaduais (MA-006, MA-007, MA-132 e MA-140) que tem como objetivo o desenvolvimento do agronegócio, pois visa a facilitar o escoamento da produção de grãos até o Porto do Itaqui.
Ataques
Em janeiro de 2014, ao reagir aos ataques de ônibus em São Luís, Roseana Sarney disse que a ousadia dos bandidos foi uma resposta ao trabalho do governo na área policial. Quinta-feira (19), com a volta das ações criminosas, Flávio Dino disse que foi uma reação ao Estado que recuperou sua polícia.
Preocupado
O deputado federal e ex-secretário estadual de Segurança Pública, Aluísio Mendes (PTN), em posicionamento divulgado em suas redes sociais, fez referência aos incêndios em ônibus, ocorridos nas últimas horas em São Luís, e se mostrou preocupado com os rumos que a segurança pública vem tomando no Maranhão.
Solidarizo
“Acompanho com preocupação o noticiário sobre os ataques a ônibus ocorridos ontem à noite em São Luís, e me solidarizo com a população. Desejo que o aparato de segurança do Maranhão consiga identificar e punir imediatamente esses criminosos, devolvendo a tranquilidade aos ludovicenses”, ressaltou o parlamentar.
Disposição
Sempre coerente em suas ações, Aluísio, que enquanto secretário de Segurança não teve apoio de oposicionistas na época, reafirmou o seu compromisso com o povo maranhense e a segurança do Estado, e se colocou à disposição para colaborar com o atual governo, independente de lados políticos.
Contrato
O governador Flávio Dino (PCdoB) não acredita que o Governo Federal vai romper o acordo assinado com o Estado e pedir de volta o Porto do Itaqui, cedido em 2001 com a promessa de que o contrato valeria até 2026. Na Associação dos Criadores, os diretores também não acreditam que o Governo do Estado vai romper um comodato assinado em 2009 para que a entidade gerenciasse o Parque Independência até 2026. Ambos não veem razões para que a outra parte rompa o acordado.
Motocicletas
O Maranhão foi o responsável pelo maior volume de negociações de motocicletas no Nordeste, com 4.449 vendas a crédito, entre novas e usadas. O estado, inclusive, foi o único em sua região em que as motos foram mais financiadas que automóveis leves. No Estado, Imperatriz foi uma das lideres de vendas de motocicletas.
Abril
O Nordeste atingiu 64.805 veículos financiados no mês de abril, queda de 21,4% em relação ao mês de abril de 2015. Deste total, foram negociados 41.747 autos leves e 20.911 motocicletas.
Comentários