Prestígio

O Maranhão voltou a ocupar cargo de destaque no governo federal, depois da posse de Michel Temer (PMDB-SP) na Presidência da República, pois um dos integrantes da sua equipe é o deputado Sarney Filho (PV), escolhido para ministro de Meio Ambiente. O Maranhão estava sem uma posição de destaque em Brasília desde o ano passado, quando começou o segundo governo de Dilma Rousseff (PT), porém de 1992 até 2014 vinha tendo cargos no primeiro escalão da República. Em 1992, logo após o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, que sucedeu José Sarney, o ex-senador Alexandre Costa assumiu o cargo de ministro da Integração Nacional. Já no governo de FHC, Sarney Filho ocupou o primeiro escalão, com o mesmo cargo de agora.

Lula

Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando muitos julgavam encerrada a influência do senador José Sarney (PMDB-AP) em Brasília, ele conseguiu emplacar Edison Lobão e depois Silas Randeau, no Ministério de Minas e Energia, e Fernando Fialho na Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).

Dilma

No primeiro governo da presidente Dilma, além do Ministério de Minas e Energia, o Maranhão ocupou o Ministério do Turismo em duas oportunidades: primeiro com Pedro Novais e depois com Gastão Vieira. Um terceiro cargo, mas este não foi da cota do Grupo Sarney, era ocupado pelo hoje governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que foi presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur).

Do lixo ao luxo!

Garrafas de vidro, madeira e diversos objetos que iriam pro lixo: são esses os principais elementos que dão vida ao trabalho inovador do artista plástico imperatrizense Railton Saulo Araújo. Com 4 anos de carreira, ele leva pela primeira vez para o Imperial Shopping, a partir dessa sexta-feira (13), parte da exposição “Miss Rainha”, onde o público poderá apreciar a beleza das peças recriadas pelo artista.

Espontânea

Tudo começou de forma espontânea, quando Railton começou a enxergar em itens que iriam ser jogados fora um potencial a mais. A partir daí, a reutilização e reciclagem do lixo começou a ser uma atividade comum na vida do artista. “A satisfação maior é a transformação. Pegar um objeto que iria pro lixo e transformar em algo assim é incrível. Faço tudo isso com amor”, explica.

Doação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio da Superintendência Regional do Maranhão, iniciou essa semana a entrega de cestas de alimentos para comunidades quilombolas do estado. As doações beneficiarão cerca de 5 mil famílias de 15 municípios: Cajari, Pinheiro, São João Batista, Cedral, Itapecuru Mirim, Serrano do Maranhão, Vitória do Mearim, João Lisboa, Palmeirândia, São Vicente de Ferrer, Central do Maranhão, Presidente Juscelino, Morros, Porto Rico e Matinha.

Estágio

A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, prorrogou para o dia 22 o prazo de inscrições para o Programa de Estágio VLI 2016. As vagas são destinadas a estudantes dos níveis técnico e superior interessados em começar uma carreira em logística. São aproximadamente 120 vagas distribuídas em cidades de atuação da empresa nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Maranhão e Sergipe. No Maranhão, há vagas para São Luís e Imperatriz.

Renovação

O vereador João Silva praticamente repetiu as previsões do seu colega presidente da Câmara ao comentar que a renovação na edilidade será elevada não por conta da fraca votação dos atuais vereadores. Mas, de acordo com ele, em unção da organização dos partidos. Muitos se fecharam em número de pré-candidatos e não abriram para os detentores de mandato. Com isso, devem eleger entre dois a três representantes destas siglas, o que cai reduzir o número de vagas aos atuais vereadores.