Diretório

Para os menos avisados, que andam falando abobrinha verde, o PMDB de Imperatriz é dirigido por um diretório e não comissão provisória. Portanto, não sofrerá intervenção sobre decisão de candidatura. A afirmação foi passada à coluna pelo presidente estadual em exercício Remi Ribeiro, acrescentando que não há e não houve conversas para alterar a programação do partido disputar a eleição com candidato próprio e o nome é o do delegado Assis Ramos, que de acordo com ele vem pontuando muito bem nas pesquisas, mesmo sem uma pré-campanha mais forte. Remir tem marcado para a semana que vem reunião em Imperatriz para acertar a pré-campanha do pré-candidato com todo o grupo peemedebista que está cada dia mais otimista com o desempenho do delegado candidato.

Cidadania

Cidadania, democracia, eleições e caixa dois. Essas palavras passaram a fazer parte do cotidiano de alunos de escolas públicas que participam do projeto “Ler, Escrever e Pensar”, uma iniciativa da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de João Lisboa.

Desafio

Lançado em fevereiro deste ano, o projeto tem como desafio “motivar e tornar os envolvidos em agentes de multiplicação do conhecimento, da informação e de combate às práticas de corrupção”, é o que explica a promotora e coordenadora do projeto Maria José Corrêa.

Matopiba

A colheita de grãos no Maranhão na safra 2015/16 tende a ser a menor do Matopiba, conforme estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com os números, a colheita no estado será de 2,596 milhões de toneladas, enquanto nos demais estados da região, 2,692 milhões, no Piauí; 3,025 milhões no Tocantins; e 6,026 milhões, na Bahia. Para que se tenha ideia do estrago, na safra 2014/15, o Maranhão colheu 4,134 milhões de toneladas, ou seja, queda de 1,4 milhão de toneladas.

Cidadão

O empresário Cláudio Azevedo, presidente do Sindicato da Indústria de Ferro-Gusa do Maranhão (Sifema) e vice-presidente da Federação das Indústrias (Fiema), recebe na terça-feira (17), às 15h, na Câmara Municipal de São Luís, o título de Cidadão Ludovicense. O autor do projeto é o vereador José Joaquim Ramos (PSDB), que reconhece nele várias contribuições para o desenvolvimento da cidade também como ex-presidente da Associação dos Criadores (Ascem) e ex-secretário estadual de Agricultura.

Maranhão

A trapalhada em que se meteu o deputado Waldir Maranhão (PP), que tentou tumultuar o processo do impeachment no Congresso Nacional, dois dias antes de sua votação no Senado (iniciado ontem), pode lhe custar os cargos que indicou no estado. Um dos mais cobiçados é o de superintendente estadual do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As especulações apontam para o retorno de Kátia Bogea, devido às suas ligações com políticos próximos a Michel Temer.

Portos

A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) anunciou nessa terça-feira (10), provavelmente o penúltimo dia de Dilma Rousseff como presidente da República, a aprovação de 15 atos que viabilizam investimentos de R$ 2,616 bilhões para o setor portuário, em dez estados, ao longo dos próximos anos. Os portos beneficiados estão no Amazonas, Ceará, Pará, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O Maranhão, como se vê, ficou de fora.

Assumir

O suplente de senador Lobão Filho assume na próxima semana o mandato do pai no Senado, o ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A informação chegou a ser desmentida nos bastidores por Edinho, como é mais conhecido, sob a alegação de que o seu pai era “contra esse tipo de operação”.

Licença

Pelo acordo, fechado pela cúpula sarneyzista do PMDB no dia 22 de abril passado e confirmado publicamente por Lobão Filho somente agora, o ex-ministro de Minas e Energia votaria apenas a admissibilidade do processo de impeachment de Dilma, e sairia de licença em seguida para tratamento de saúde, por 180 dias, deixando o caminho livre para que o filho vote o mérito do impedimento presidencial.