Prorrogação

Uma medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff prorrogou para o dia 05 de maio de 2017 o prazo para que os imóveis com até quatro módulos fiscais façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A prorrogação dos benefícios associados ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) vale apenas para as propriedades ou posses rurais com menos de quatro módulos fiscais, unidade de medida que varia de acordo com o município do país, indo de 5 a 110 hectares. Segundo o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela gestão do CAR, Raimundo Deusdará, a medida foi uma maneira de ampliar a inclusão dos agricultores familiares, tendo em vista que estes, conforme o Código Florestal, tem direito a apoio do poder público.

Visitas

Mesmo com a movimentação em Brasília intensa, o deputado Hildo Rocha encontrou tempo para retornar à região e visitar os municípios para em reunião com as lideranças municipais fechar agenda de reivindicações para incorporar ao trabalho do dia a dia em busca de recursos e soluções para as cidades. Desde ontem que ele percorre os municípios da região.

Veículos

A Fenabrave, entidade que reúne concessionárias de veículos automotores, revisou a projeção de emplacamentos para o ano, que antes era de queda de 4%. Diante do cenário, mais de mil estabelecimentos deixaram de operar e assim a cadeia de distribuição de veículos está fortemente impactada pela crise. Com a saída dessas concessionárias do mercado, o setor continua enfrentando demissões e prevê queda de 20% das vendas de automóveis e comerciais leves ao longo de 2016.

Porto

A WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais, do grupo WTorre, apresentou, quarta-feira (4), o projeto do terminal de uso privado Porto São Luís, a empresários e representantes de empresas locais, na Federação das Indústrias (Fiema). O encontro serviu como uma prévia da Rodada de Negócios, que será realizada dia 10, quando empresas interessadas em atuar como fornecedoras de produtos e serviços farão contatos para encaminhar parcerias estratégicas de futuros negócios.

Ministro

Decidido: o deputado Sarney Filho será o novo ministro do Meio Ambiente no Governo Temer. Sarney Filho confidenciou a alguns amigos que recebeu o convite de Michel Temer para assumir a pasta. Com o afastamento de Sarney Filho da Câmara Federal, quem assume em seu lugar é o suplente Davizinho. Imperatriz passará a ter novamente deputado federal.

Parabéns, mamães!

A data foi lembrada pela Companhia Energética do Maranhão, que homenageou as mães com um dia repleto de programação. Elas foram surpreendidas com os filhos no ambiente de trabalho com poesia, presentes e um café da manhã especial, além de sessão de cinema especial. Parabéns, mães!

Faça o teste!

A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, faz o alerta e a Companhia Energética tem reforçado isso com os seus consumidores para um teste simples, porém, muito importante. A geladeira é um dos aparelhos que mais consome energia na casa, e a vedação dela é fundamental para evitar o desperdício. Para descobrir se a borracha de vedação está funcionando, prenda uma folha na porta. Se ela sair com facilidade, ao ser puxada, é sinal de que a borracha precisa ser trocada.

Agricultura 

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, garante que o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2016/17, lançado quarta-feira (4) pela presidente Dilma Rousseff, vai garantir mais uma safra histórica ao país. O plano destinará R$ 202,88 bilhões de crédito aos produtores rurais brasileiros, aumento de 8% em relação ao ano anterior. Um dos destaques é o crescimento de 20% dos recursos para custeio e comercialização a juros controlados. A modalidade contará com R$ 115,8 bilhões. Os juros foram ajustados sem comprometer a capacidade de pagamento do produtor, com taxas que variam de 8,5% a 12,75% ao ano.