Nada a ver

O que tem mesmo a ver a Suzano com a fiscalização ou proibição da circulação dos táxis-lotação para que os motoristas interditem a porta de entrada da empresa? Nada. E por isso mesmo não deveria ter ocorrido. O nome já está dizendo, táxis-lotação clandestino, pois este modelo de serviço de transporte é ilegal e não existe, não recolhe nada aos cofres públicos. São legais táxis, mototáxis amarelos e ônibus. Estes serviços são permitidos, os outros, incluindo vans, não. Portanto, são fiscalizados e apreendidos.

Ônibus

Há ainda um detalhe que está passando despercebido: os chamados ônibus intermunicipais que aproveitam a brecha para circularem pelas ruas de Imperatriz, quando deveriam apenas circular entre as cidades e chegar em um terminal intermunicipal de passageiros. Por enquanto, estão nas ruas e pegando passageiros.

Nome

Começou o mês de maio e com ele a expectativa de que os partidos comecem a definir seus candidatos a prefeitos. Em Brejão, por exemplo, o PMDB local tem vários pré-candidatos à sucessão de Zé Dóia e o diretório marcou para maio a indicação do candidato do partido. Entre os nomes desponta, até o momento, o do ex-prefeito Francisco Santos Soares, o Franciscano. Provavelmente até o final deste mês, o diretório se reunirá para confirmar a indicação do candidato a prefeito do partido.

Rodovias

Quem transita pelas BRs que cortam o interior do Maranhão está levando mais tempo para cumprir a agenda de viagem, mas pelo menos agora a espera é bem recebida, pois não são mais apenas buracos que retardam o trânsito, mas as intervenções do Dnit a fim de recuperar a malha viária. Com as máquinas repondo asfalto onde se formaram crateras, em diversos pontos há retenções dos veículos. As rodovias onde os trabalhos estão mais acentuados são as BRs 222, 135 e 316.

Agricultura 

O deputado federal Cleber Verde poderá ser o homem forte da Agricultura no Maranhão no governo de Michel Temer, pois o seu partido, o PRB, deverá ser contemplado com a pasta hoje sob o comando da senadora Kátia Abreu, por ter garantido 22 votos a favor do impeachment na Câmara Federal. Dentre os cargos que ele poderá indicar no estado estão os de superintendente regional da Agricultura e da Pesca, bem como diretoria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Hotelaria

A crise no setor de turismo do Maranhão, que atinge, principalmente, o setor de hotelaria, diante da falta cada vez maior de hóspedes, levou a BHG a fechar as portas do Hotel Bellagio, na Ponta d’Areia, ou seja, não quis levar avante o empreendimento.

Mateus

Numa festa animada pela banda Roqueville, o empresário Ilson Mateus reuniu, na noite desse sábado, no Pestana Hotel, fornecedores, lideranças empresariais, autoridades e outros convidados para a festa de lançamento das comemorações dos 30 anos de fundação do Grupo Mateus, que nasceu de uma pequena mercearia na cidade de Balsas e hoje é uma das maiores empresas do País, com lojas de atacado, supermercados e eletrodomésticos nos estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins.

Confiança

O ex-presidente do Banco Central (BC) Henrique Meirelles reuniu-se nessa sexta-feira (29) com o vice-presidente Michel Temer, em São Paulo. Ao deixar o encontro, informou que esta foi a terceira conversa que ambos tiveram sobre a economia e nesta apresentou diagnósticos e sugestões para que seja recuperada a confiança dos empresários, mas ele negou que tenha recebido convite para ocupar algum cargo num eventual novo governo, apesar de muitos darem como certa sua ida para o Ministério da Fazenda.

Campanha Ortobom!

A Ortobom do Imperial Shopping está realizando uma campanha beneficente que visa arrecadar alimentos para instituições carentes de Imperatriz. Para participar, basta trocar 5kg de alimentos não perecível (exceto sal) por um par de travesseiros Flocos, durante a exposição da Ortobom, localizada na praça de eventos principal do shopping. A campanha segue até o dia 01 de maio, das 10h às 22h.