Maldição do impeachment
Passada a primeira semana em que os deputados votaram pela continuação do pedido de afastamento a presidente Dilma, repetiu-se a maldição ocorrida no mesmo processo de cassação do presidente Collor de Mello. Muitos dos deputados que votaram pela continuação do processo começaram a sofrer ações judiciais e policiais. No Maranhão o deputado João Castelo foi o último a sofrer ação de perda de mandato de devolução de dinheiro, mas outros estão enfrentando sérios problemas. O que irá acontecer ainda?
Filiação
Em Açailândia, pelo menos três vereadores não obedeceram a esta data e para piorar não se filiaram a nenhum partido político – os desavisados alegam ter assinado uma ficha de filiação na data limite, no entanto, o partido ao qual alegam filiação não submeteu seus nomes a uma lista na data estipulada pela Justiça Eleitoral, dia 14 de abril de 2016 (foto acima com os prazos). Somente após essa submissão é que é gerada uma lista oficial.
Lista
Os vereadores que agora alegam estarem em uma lista suplementar, ao qual a imprensa não tem conhecimento são: Bento Camarão que deixou o PMDB, Professor Pedro que saiu do PDT e Diomar Freire que deixou o PRTB – todos aproveitaram a chamada “janela da infidelidade” e deveriam procurar outras siglas, que não se sabe se por ingenuidade ou maldade deixou de acontecer. Pelas certidões, os três não estão filiados a nenhum partido.
Em branco
22 de abril de 1.500. Dia no qual as 13 caravelas de Pedro Alvares Cabral desembarcaram no Brasil. Quatro dias depois (dia 24), houve a primeira missa no Brasil. Muitos falam que o país foi descoberto em 1.500, mas na verdade ele foi apenas encontrado pelos europeus. Afinal, essa terra maravilhosa já era morada dos povos indígenas. E mesmo sendo uma data importante, passou em branco em Imperatriz e no estado.
Festival
A produção autoral independente de Imperatriz ganha destaque no evento promovido pelo Espaço Cultura. A partir deste sábado, acontece o Som Cine, Festival de Música no Cinema. O evento envolve o cinema independente e a música autoral em uma experiência ainda não explorada pelo projeto.
Música
Por se tratar em uma série de atividades que acontecem dentro da sala de cinema, o formato do evento foi inspirado em outras iniciativas que existem no mundo, em especial, o MUV Lisboa, um festival internacional de música que acontece dentro de uma tradicional sala de cinema em Portugal.
Pje
Os advogados de Imperatriz e região podem se atualizar e sanar dúvidas a respeito da operacionalização do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) no curso gratuito promovido pela OAB Subseção Imperatriz. A palestra ocorre na terça-feira, dia 26 de abril, a partir das 8h, no auditório da subseção.
Março
A versão 2.0 do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi anunciada em dezembro de 2015, e está em funcionamento nos tribunais desde março. A atualização teve como objetivo tornar a operacionalização mais fácil e eficiente para os usuários. Além dos funcionários dos tribunais que já utilizam o sistema, os advogados, também, devem atualizar os conhecimentos sobre a nova versão. Em Imperatriz, o PJe foi instalado em 2014, no Tribunal Regional do Trabalho.
Semana
O hábito de ler garante conhecimento, o que é fundamental para se incluir de todas as formas na sociedade. Pensando nisso, a Livraria Interativa promove a “Semana do Livro”, que acontece entre 25 de abril a 01 de maio, e tem como principal objetivo incentivar a leitura e estimular professores a aprimorarem esse hábito com seus alunos.
Livro
Com o apoio do Tocantins Shopping e Academia Imperatrizense de Letras, a programação oficial conta com palestras, workshops, minicursos e rodas de conversa onde estudantes do ensino fundamental e médio serão conduzidos a refletir sobre as possibilidades que o hábito de ler proporciona, tanto na literatura quanto no teatro e na dança.
Comentários