Queda

Não é apenas na produção de grãos que a produção agrícola no Maranhão vai mal, pois o levantamento sobre a safra 2015/16 de cana-de-açúcar, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nessa quinta-feira (14), aponta para uma queda de 7,2%. De acordo com o estudo, serão colhidas este ano 2,279 milhões de toneladas contra 2,455 milhões da safra anterior. A queda se dá apesar de um ligeiro aumento na área plantada, pois em 2015 foram destinados para o plantio 40,3 mil hectares e agora em 2016 foram 40,4 mil hectares, o que resulta numa variação positiva de 0,4%, mas o problema foi verificado na produtividade, porque de 60.921 quilos por hectare obtidos na safra passada este ano estão sendo 56.355 quilos por hectare, isto é, uma retração de 7,5%. De acordo com a Conab, da produção maranhense serão fabricadas 12,5 mil toneladas de açúcar e 172 milhos de litros de etanol, sendo 142,8 milhões de anidro e 29,184 milhões de hidratado.

Surpreendidos

Engana-se quem pensa que a diretoria da AIRT, capitaneada por Kelly, está brincando. O projeto de aproveitamento da área doada para a entidade está em ritmo avançado. Já está limpo e recebendo aterro, além do projeto que já está sendo feito e em breve será apresentado aos associados. É pensamento iniciar uma forte campanha para conseguir o material para a construção da sede. Quem viver, verá.

Palestra

Também a presidência já está ultimando os preparativos junto à Justiça Eleitoral para a realização de um seminário voltado aos jornalistas, radialistas e demais associados com a finalidade de obterem maiores informações acerca das eleições deste ano. Uma boa iniciativa que vai beneficiar todos os associados com informações para o dia a dia.

Exposições

O Governo do Estado trabalha para destravar a transferência dos recursos prometidos para as exposições agropecuárias do ano passado, que até o momento não chegaram aos cofres das instituições organizadoras desses eventos. Ainda estariam esperando pela grana as exposições Agrobalsas (Balsas), Expofran (Porto Franca), Expoagra (Grajaú), Expoimp (Imperatriz) e Expoema (São Luís). Sem o pagamento do patrocínio de 2015, as versões deste ano podem ficar comprometidas por falta de recursos.

Reciclagem

A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram terminais, ferrovias e portos, firmou parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), vinculada à instituição religiosa Caritas Brasileira, para incentivar o processo de coleta seletiva no corredor logístico Centro-Norte, por meio de programa Atitude Ambiental, direcionado à preservação do meio ambiente. O primeiro posto de entrega de resíduos foi instalado no pátio da Ferrovia Norte Sul, em Imperatriz.

Impeachment

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) declarou o apoio ao impeachment de Dilma Rousseff, dentre outras razões, “incapacidade da presidente e do seu governo em solucionar a grave crise econômica que assola o país, com reflexos danosos ao setor transportador.”

Candidato

Em entrevista dada ao programa Conversa Franca, do canal 14, que será exibido na segunda-feira ao meio dia, o vereador Esmerahdson de Pinho confirma que é mesmo candidato a prefeito e que sua saída do PSDB não foi traumática com rompimento, mas sim por conta da necessidade de implementar seu projeto político e que neste momento não teria como fazê-lo no ninho tucano. Tanto que ele elogiou o prefeito Madeira e sua administração. Vale assistir. Por enquanto, ele não fala em abdicar do projeto.

TAC

O Ministério Público do Maranhão ajuizou, em 8 de março, Ação de obrigação de fazer contra o Município de São Francisco do Brejão (610 km de São Luís), solicitando a execução do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado, em março de 2015, pelo então prefeito Magnaldo Fernandes Gonçalves (falecido). O acordo objetivava a correção de irregularidades no concurso público, realizado em 2011, para o funcionalismo municipal.