Pacíficas

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) pedem que as manifestações marcadas para 13 de março sejam pacíficas. Estão programados para acontecer nesse dia atos de movimentos contrários e favoráveis ao governo federal. O tema foi tratado na tarde dessa segunda-feira (13) pelos presidentes da OAB, Claudio Lamachia, e da ADPF, Carlos Sobral, em reunião na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília. “Manifestamos nossa preocupação com relação a possíveis atos de violência no dia 13. Defendemos o direito de manifestação, mas, acima de tudo, este é um momento de ter equilíbrio, de usar a razão e de defender o Estado Democrático de Direito”, afirmou Lamachia. “Precisamos confiar nas instituições e preservar o regime democrático conquistado a tão duras penas”, disse Sobral.

Assim não vale

A Vale não é empresa estatal, mas todas as vezes que o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) decide protestar contra o governo federal escolhe a mineradora para alvo de suas ações. Nessa segunda-feira (07), a Ferrovia Carajás foi interditada em mais uma medida insensata desta organização.

Americanas

A Lojas Americanas inaugurou ontem, na cidade de Timon (vizinha a Teresina-PI), sua 21ª loja no estado, medindo 825m² e contando com um sortimento de 60 mil itens de diversas categorias. A inauguração faz parte do plano de expansão lançado em 2014, que prevê a abertura de 800 novas lojas até 2019 e investimentos de R$ 4 bilhões em todo o país.

Açailândia

Em visita ao presidente da Federação das Indústrias, Edilson Baldez, o prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira, falou das expectativas quanto ao crescimento dos negócios em seu município com o projeto do Porto Seco e a chegada de novas indústrias, como a aciaria do Grupo Ferroeste, por isso reforçou a intenção de estreitar a parceria entre a gestão municipal e a entidade empresarial, que em maio inaugura na cidade um Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept).

PMDB Mulher

A ex-secretária de Educação, Casa Civil, Cultura, Minas e Energia, Olga Simão, foi eleita presidente do PMDB Mulher, cargo que deveria ser ocupado pela ex-governadora Roseana Sarney, mas desistiu por estar impossibilitada de vir ao Maranhão no dia da eleição, quinta-feira (03), pois ainda se recupera da cirurgia para retirada de um nódulo da face.

Advogados

O presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Thiago Diaz, vai realizar, ainda este mês, audiências públicas, em São Luís e Imperatriz, para que os advogados se posicionem sobre o valor do piso salarial da categoria. Ele já debateu o tema com o governador Flávio Dino (PCdoB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, que se mostraram sensíveis à proposta, portanto está confiante de que a matéria será aprovada e sancionada sem problemas.

Pura

O recém-criado Pros de Imperatriz caminha para disputar a eleição proporcional com chapa pura. Com 38 pré-candidatos a vereador e o partido só precisa de 31, a direção estuda não formalizar coligação para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores. Como a maioria dos pré-candidatos já disputou eleições e somou uma boa quantidade de votos, acredita que poderão eleger dois vereadores sozinhos.

Prefeito

Já para prefeito, o comandante da sigla, Célio Henrique, afirmou que não irá lançar nome próprio nestas eleições e que ainda estão sendo analisados os candidatos a prefeitos colocados a público para no momento certo anunciar com qual candidato o Pros fará alianças na majoritária.