Alcimix

Neste domingo (06), o Imperial Shopping realiza mais uma vez o Alcimix ITZ, um aulão funcional de danças variadas que tem feito sucesso e obtido um grande número de participantes e público em todas as apresentações realizadas em Imperatriz. O evento, que tem início a partir das 18h, na praça de alimentação do shopping, ainda vai contar com a participação da Cia de Dança Reviver, formada por dançarinos da terceira idade de Imperatriz e cidades da região. O aulão funcional, que é organizado pelo educador físico Alcimar Lopes, é uma chamada para a Feira da Mulher, que vai acontecer no Imperial Shopping nos dias 11 e 12 de março. A Feira reúne anualmente diversas atrações e serviços gratuitos e está em sua terceira edição.

Epidemia

O senador João Alberto (PMDB), ao comentar os novos fatos políticos ocorridos nessa sexta-feira (04) com a ação da Polícia Federal contra o ex-presidente Lula, disse que a crise política vinha sendo colocada em segundo plano devido ao pânico que tomou conta da população por conta do mosquito Aedes aegypti, porém ninguém consegue prever o que pode ocorrer daqui para frente com esta epidemia de denúncias que pode ser mais grave do que dengue, zika, chikungunya, microcefalia etc.

Protesto

O ministro Miguel Rossetto (Trabalho e Previdência Social) declarou-se “perplexo e indignado” com a condução coercitiva do ex-presidente Lula na manhã de sexta-feira. “O presidente Lula já prestou depoimento e sempre se colocou à disposição das autoridades. Isso não é justiça, isso é uma violência”.

Investigação

Três ex-presidentes brasileiros estão sob investigação judicial neste momento. Fernando Collor de Melo e Luiz Inácio Lula da Silva, por possível favorecimento financeiro (pessoal e familiar), no esquema de corrupção montado dentro da Petrobras, e Fernando Henrique Cardoso, por uma suposta emissão de dinheiro (via terceiros) para o exterior a fim de sustentar um filho (que pensava ser seu) fora do casamento.

Prazo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu conceder um ano para que todos os partidos do país estabeleçam em seus estatutos um “prazo razoável” para que suas unidades municipais e estaduais formem diretórios, em substituição às comissões provisórias. Os diretórios obrigam que o processo de escolha de candidatos a cargos públicos ocorra por votação dos filiados, enquanto que as comissões permitem que as indicações sejam feitas por um grupo restrito de dirigentes.

Resolução

No fim do ano passado, o TSE aprovou uma resolução fixando prazo máximo de 120 dias para o funcionamento das comissões provisórias, prorrogáveis em caso de necessidade. Algumas siglas chegaram a questionar no tribunal se em cidades onde não houvesse diretórios, mas somente comissões provisórias, haveria impedimento para lançamento e candidaturas nas eleições deste ano.

Restrição

Há duas semanas, o ministro Henrique Neves respondeu que não haveria restrição, mas na sessão dessa quinta, trouxe nova redação para a regra, fixando um ano para adaptação, de modo a obrigar as legendas a fixarem um prazo para transformar as comissões em diretórios. Pela nova regra, caberá à Justiça Eleitoral aprovar ou rejeitar o “prazo razoável” a ser estabelecido pelo partido. Caso o período permaneça indeterminado, o prazo será de 120 dias.

Provisórias

Durante a sessão, os ministros chamaram a atenção para partidos como o PR, cujas unidades estaduais são todas comissões provisórias, desde sua criação, em 2006. Já o PRTB, criado em 1997, também ainda possui unidades provisórias.