Debandada
Embora não tenha nenhum pré-candidato a prefeito, a Câmara de Vereadores terá neste mês, até o dia 18, uma correria dos vereadores em busca de novos partidos que lhes garantam maiores chances de reeleição. Dos 21 vereadores, mais de oito já anunciaram que trocarão os atuais partidos. Mesmo anunciando publicamente que sairão, eles ainda não decidiram ou não confirmaram para qual legenda irão. PTdoB, PSDB e PDT perderão vereadores, sem falar no PMDB e PMN, com Hamilton e Chiquim da Diferro. Dos vereadores, apenas este último espera pela definição do pré-candidato Ildon Marques sobre qual partido ele irá para então seguir junto.
Legendas
É que em ano eleitoral os candidatos a vereadores, entre eles os que vão para a reeleição, procuram partidos com candidatos de menor potencial para serem eleitos, mas que servem de bucha de canhão para aumentar a legenda ou o coeficiente. Se for mantido o número de eleitores atual, 171.192, o coeficiente eleitoral para eleger um vereador ficará na casa dos 8.152 votos, sem sombra de dúvidas um número elevado e daí a necessidade de avaliar pré-candidatos de cada partido antes de decidir se filiar. Se der um tiro errado, adeus reeleição.
Outra
Engana-se quem pensa que o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, é carta fora do baralho na sucessão municipal de Imperatriz. Mesmo com a declaração do governador de que ele deve permanecer na Sinfra, o caminho para Clayton ser candidato ainda não está esgotado, mesmo porque um ponto já foi batido: o PCdoB terá candidato próprio na eleição.
Dois
Neste momento, dois nomes estão sendo trabalhados para ser o representante do partido na disputa: o do próprio Clayton e do deputado Marco Aurélio, que mesmo sem dizer que é candidato, tem conquistado pontos positivos.
Fechado
De uma conversa com um amigo comum do Chico Leitoa, um pré-candidato a prefeito ouviu do seu interlocutor que não poderia ajudar em atrair o PSB para lhe apoiar, tendo em vista que Luciano Leitoa teria fechado com a candidata do PDT, Rosângela Curado. Esta informação esfriou a ida do pré-candidato ao partido dirigido pela advogada Rosiane Vicentini.
Exigência
Como ainda está se recuperando do momento triste que foi a morte da sua mãe, Vicentini ainda não se manifestou sobre este acordo, até porque, antes de assumir o comando do partido em Imperatriz, ela exigiu que a comissão local teria total independência para escolher o candidato a prefeito. Por isso, ainda se deve esperar o desfecho desta notícia.
Violência
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e o presidente da seccional do Tocantins, Walter Ohofugi Junior, estiveram reunidos nessa segunda-feira (29) com o governador daquele Estado, Marcelo Miranda, para requerer celeridade na apuração do caso de agressão sofrida no sábado (27) pela advogada Iara Maria Alencar em uma delegacia.
Providências
Na ocasião, Lamachia e Ohofugi entregaram ao governador e ao subsecretário de segurança, Abizair Antônio Paniago, uma representação requerendo apuração célere dos fatos. O documento é também assinado pela Procuradoria de Prerrogativas da OAB-TO e pela Comissão de Proteção e Defesa da Mulher.
Agredida
Iara foi à delegacia atender a um cliente menor de idade detido, mas quando conversava com o jovem foi surpreendida pelo agente, que além de desrespeitá-la como profissional, a xingou com palavras de baixo calão, a empurrou, a arrastou no chão e lhe apontou uma arma ameaçando dispará-la. A advogada ficou com grandes hematomas no braço direito.
Comentários