Bem

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), falou no final de semana, em entrevista à Rádio Mirante AM, sobre sua cirurgia após receber alta do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Roseana disse que o procedimento para a retirada de tumoração fúngica em seios da sua face, que havia infectado o lado esquerdo do rosto, durou quase três horas. A peemedebista agradeceu pelas orações e mensagens de carinho que recebeu por mais esse obstáculo em sua vida e disse que fará revisão médica, praticamente, durante um ano para ter certeza que não restou nenhum fungo.

23ª

“Foi a 23ª cirurgia que eu fiz na minha vida. Não é fácil, não. Mas, mais uma vez, nós vencemos porque não foi só eu que venci. Fomos todos nós que vencemos. Então, agradeço de todo o coração a Deus e ao povo maranhense, que me ajudaram a sair, mais uma vez, dessa preocupação”, agradeceu Roseana.

Novo comando

O Democratas está oficialmente de cara nova no Maranhão. Em solenidade no Plenarinho da Assembleia Legislativa, na tarde dessa segunda-feira, o deputado federal Juscelino Filho, além de se filiar no DEM, foi oficializado como novo presidente do partido no Maranhão.

Mutirão

Gestores e ex-gestores maranhenses que respondem a ações judiciais por improbidade, mas que vivem surfando pelo mundo na prancha dos recursos protelatórios, que travam a tramitação dos processos, que se preparem. Pelo menos 100 ações em que gestores e ex-gestores são acusados de improbidade administrativa, suspeitos, portanto, de desviar dinheiro público, deverão ser julgadas no período de 7 a 18 de março em 45 unidades judiciais do estado, numa ação coordenada do movimento Maranhão Contra a Corrupção.

Corrupção

Para quem não sabe, o movimento é uma iniciativa de juízes e promotores inconformados com a lentidão com que essas ações tramitam, produzindo situações inaceitáveis, tais como malfeitores públicos livres e um do Poder Judiciário malvisto. A ação do movimento Maranhão Contra a Corrupção ganha mais peso depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu que condenação à prisão em 1º grau confirmada pelo colegiado de 2º implicará na prisão imediata do sentenciado, independente dos recursos que ele venha interpor.

Maior

Maranhão é um dos estados proporcionalmente com maior número de ações de improbidade envolvendo gestores públicos, principalmente na área municipal, incluindo prefeitos, secretários, presidentes de Câmaras e vereadores com cargo em mesa diretora.  O mutirão, a ser realizado ao longo do mês de março por juízes e promotores de Justiça, pode levar um número expressivo de gestores a entrar na lista de condenados. Para complicar ainda mais a situação dos comprovadamente malfeitores, o destino deles poderá ser a cadeia.

Presenças

De acordo com informações divulgadas ontem pela Corregedoria Geral da Justiça, já confirmaram a participação no mutirão da região as Varas Únicas das comarcas de Amarante do Maranhão, Arame, Montes Altos, Senador La Rocque, e as 1ª Varas Cíveis de Açailândia, Barra do Corda, Estreito, João Lisboa. Junto a elas, a 2ª Vara Cível de Estreito e a Vara da Fazenda Pública de Imperatriz.

Grades

Os organizadores do movimento Maranhão Contra a Corrupção estão conscientes de que o mutirão não resolverá de vez a realidade desses gestores e ex-gestores com indiscutível culpa. Mas têm informações suficientes para saber que muitos dos acusados nas cerca de 100 ações a serem julgadas no mutirão de março poderão terminar atrás das grades.

Produção

É preocupante a situação dos produtores rurais da região com a falta de chuva neste início de ano, em que se prevê somente para a segunda quinzena de março o início do período de maior incidência das chuvas. Franciscano, por exemplo, lamenta e espera ansiosamente pela chegada do inverno a fim de garantir um prejuízo menor na plantação dos três mil e quinhentos hectares de soja e quinhentos de milho, além da necessidade de vender o boi por falta de pastos.