Reação

O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, reagiu com veemência ao anúncio da companhia aérea Gol de suspender voos para Imperatriz, a partir do próximo mês, pois entende que isso vai trazer enormes prejuízos para o turismo de negócios na região tocantina, onde são realizados diversos eventos de mercado, dentre eles Expoimp e Fecoimp (em Imperatriz) e Expofran (em Porto Franco), bem como afetará o turismo de lazer, haja vista a proximidade da cidade de um dos destinos mais procurados no Maranhão, a Chapada das Mesas, em Carolina. Baldez argumenta também que o transporte aéreo é fundamental para quem tem outros investimentos na região, portanto não faz sentido a suspensão do serviço.

Apoio

Ele pede que empresários e governo se unam para demover a Gol dessa medida, lembrando que o Estado deu desconto do ICMS de querosene de aviação, atendendo apelo das empresas, que alegavam necessidade do incentivo para investir no Maranhão.

MAP

Enquanto isso, está sendo anunciada a chegada da MAP Linhas Aéreas, que fará dois novos destinos: Teresina e Imperatriz. A aeronave tem modelos de 46 e 68 passageiros, dentro de uma estrutura robusta e confortável. A partir do dia 30 de maio deste ano, a rota já estará ativada e as passagens já estão disponíveis para compra. A rota inicial passará pelas cidades de Manaus, Santarém, Itaituba, Altamira e chegando em Imperatriz.

Indefinidos

Os vereadores Chiquim da Diferro e Caetana continuam sem partidos e, por enquanto, não decidiram ainda para qual sigla irão. Como terão até o dia 18 de março para se filiarem em nova legenda, estão analisando os convites formulados pelos dirigentes dos partidos. Caetana disse ontem que até o momento a melhor conversa que teve foi com o ex-prefeito Ildon Marques, aliás Chiquim vai esperar a decisão do ex-prefeito sobre seu novo partido para acompanhá-lo.

Canopus

Depois de Francisco Carlos de Oliveira, da FC Oliveira, distinguido com a medalha do Mérito Industrial em 2015, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), outro empreendedor do estado deve receber a distinção este ano. O indicado pela Federação das Indústrias (Fiema) é um dos maiores construtores do Brasil, Parmênio de Carvalho, da Canopus Construções. Natural do Piauí, ele se fixou em São Luís em 1980 e receberá da Associação Comercial, em março, o diploma de Empresário do Ano.

Transformação

De fevereiro a maio deste ano, o projeto “Ler, Escrever e Pensar – Conscientizar para Transformar” vai instigar alunos da rede pública de ensino de João Lisboa a desenvolver o pensamento crítico sobre o papel do indivíduo como instrumento de transformação social, utilizando como apoio pedagógico o livro “O Nobre Deputado”, obra do juiz Marlon Reis. A solenidade de lançamento do projeto aconteceu nessa terça-feira (23), às 9 horas, no Ginásio de Esportes Nicolau Dino, em João Lisboa.

Treinamento

Com o objetivo de atualizar os advogados, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Maranhão, em parceria com a Subseção Imperatriz, oferece um curso sobre operacionalização do PJe. O curso será realizado nesta sexta-feira (26), no auditório da Subseção Imperatriz. Ao todo são ofertadas 160 vagas, inicialmente, destinadas aos advogados da Região Tocantina, sendo divididas em duas turmas de 80 alunos, cada: uma pela manhã (8h às 12h) e outra à tarde (14h às 18h).

PJe

“Convidamos os advogados de Imperatriz e da região para participarem do curso sobre o PJe, se atualizarem, pois é muito importante para a eficiência e eficácia da nossa atividade profissional”, recomenda o diretor da ESA, professor João Batista Ericeira.

Gratuito

O curso é gratuito e podem se inscrever todos os advogados adimplentes interessados. As inscrições podem ser feitas no site da OAB-MA (oabma.org.br/esa em Cursos e Eventos). O participante deverá levar seu notebook para as aulas, que serão ministradas pelos professores Mauro Henrique Ferreira Gonçalves Silva e Eduardo Luis Figueiredo Machado.