Encontro

Vereadores e prefeitos de várias cidades brasileiras estarão reunidos nesta quinta-feira (18), em São Luís, discutindo assuntos de interesse das populações e que estão inseridos na pauta municipalista de debates. Trata-se do Encontro Nacional de Vereadores e Prefeitos, que será realizado no auditório Paulo Freire, na Assembleia Legislativa do Maranhão. O evento, que acontece pela primeira vez na capital maranhense, está sendo promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) – entidade que reúne as Associações e Uniões de Vereadores de todo o país e que representa os mais de 57 mil parlamentares municipais brasileiros – e conta com o apoio da AL e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

Avesma

Por sinal, não vi movimentação dos vereadores do sul do estado para participar deste evento, o que reforça a tese de que seria importante reativar a Associação dos Vereadores do Sul do Maranhão – Avesma, que hoje encontra-se hibernando.

Integrar

Dirigida por políticos importantes e regionais, como Milton Gomes, Joel Costa e Teresinha de Amarante, a Avesma surgiu exatamente com este propósito, que era integrar os vereadores do sul do estado. E bem que tentou, mas depois foi jogada às traças e hoje ninguém nem fala mais na entidade.

Campanha

Desde ontem (17) e até amanhã, 19, as emissoras de rádio e TV associadas à ABERT deverão veicular, dentro dos cinco minutos diários previstos no Convênio MEC-Abert, de segunda a sexta-feira, nova campanha do Ministério da Educação.

Zika

O material da campanha de utilidade pública do MEC, intitulada “Mobilização dos Estudantes contra o Vírus Zika”, está disponível aqui para aquelas emissoras que já fizeram seu cadastro no site da Abert. Para os radiodifusores que veicularão campanha do MEC pela primeira vez, informamos que é necessário se cadastrar no site da Abert. Após o cadastro, uma mensagem de confirmação será encaminhada ao e-mail indicado pela emissora e, somente após a validação, o radiodifusor terá acesso ao material (spots e vídeos).

Milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou na terça-feira (16) o segundo leilão de venda de milho dos estoques públicos com a oferta de 150 mil toneladas do produto, destinado a criadores de aves, suínos e bovinos, além de cooperativas e indústrias de insumo para ração animal e indústrias de alimentação humana à base de milho. O leilão foi realizado em duas operações (Avisos nº. 15 e nº. 16), com oferta de 61,6 e 88,3 mil toneladas, respectivamente.

Denominação

Depois das escolas públicas, o Governo do Estado deve promover a troca de nomes de pessoas vivas de praças, avenidas, rodovias, pontes etc., e isto pode provocar despesas a mais para as empresas que estiveram instaladas em espaços onde é permitido seu funcionamento, já que terão de fazer atualização cadastral na Junta Comercial, Receita Estadual, Receita Federal, Receita Municipal, o que sempre demanda tempo e pagamentos de taxas extras, mas fazer o quê se o objetivo é aplicar a lei.

Moeda

O Banco Central lança, sexta-feira (19), no Rio de Janeiro, o quarto conjunto de nove moedas comemorativas do programa numismático dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016: uma de ouro, quatro de prata e quatro de circulação comum. O evento encerrará o programa dos Jogos, que contém, ao todo, 36 moedas. A moeda de ouro homenageia o Cristo Redentor e a Tocha Olímpica, símbolo dos Jogos que percorre vários países até chegar à cidade-sede, onde acende a pira, dando início às competições.

Feira

A vereadora Fátima Avelino (PMDB) conseguiu aprovar, nessa terça-feira (16), a indicação que solicita a implantação de uma feira livre no Parque Alvorada II. O projeto será encaminhado à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma). Segundo a vereadora, no local já existe uma feira informal, portanto o objetivo é formalizar e estruturar para que os feirantes tenham mais comodidade para trabalhar. “A feira já funciona aos fins de semana próxima à Praça José Bornet há vários anos. Diante disso, solicitamos ao município estrutura no local para que os trabalhadores tenham as condições necessárias para montar as barracas”.