Reprovação
José Carlos Soares que bote suas barbas de molho. O índice de contas reprovadas dos presidentes dos legislativos maranhenses é na ordem de 94%, ou seja, quase a totalidade das prestações de contas tem parecer pela reprovação. E em Imperatriz temos exemplos disso. Dos últimos presidentes que concluíram seus mandatos, todos se tornaram inelegíveis, casos de Joel Costa, Enéas Rocha, Salgado e Adhemar Freitas. Hoje é muito complicado para se administrar uma Câmara de Vereadores. Por conta do risco de se tornar inelegível, José Carlos tomará algumas providências nos próximos dias.
Avanços
Apesar de alguns criticarem, a verdade é que a gestão Madeira teve, sim, avanços nos seus oito anos. Claro que faltou muito para que a população o aprovasse em grande escala, no entanto muito se fez para melhorar a cidade.
Saúde
O grande entrave foi na saúde, que acabou sendo responsável por consumir mais de 35% dos recursos destinados a outros setores. Pior: se não tivesse feito esta transferência dos recursos, o sistema público teria paralisado por completo.
Cidades
Sim, o decreto do governador Flávio Dino serve apenas para retirar nomes de políticos e pessoas vivas das escolas? Pelo visto, sim, afinal há cidades com nomes de políticos vivos. No caso, Governador Edison Lobão, antigo Ribeirãozinho, que inclusive teve ação do Ministério Público Federal para retornar ao nome antigo e ficou nisso mesmo. Continua sendo chamada de Edison Lobão.
Janela
Será promulgada dia 18 de fevereiro, em sessão conjunta do Congresso Nacional, a emenda constitucional que abre “janela” para troca de partidos sem perda de mandato. De acordo com o texto (PEC 182/07), os detentores de mandatos eletivos poderão deixar os partidos pelos quais foram eleitos nos 30 dias seguintes à promulgação da emenda. A desfiliação, no entanto, não será considerada para fins de distribuição do dinheiro do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.
Emenda
A medida fez parte da proposta de emenda à Constituição que trata da reforma política já aprovada pelos deputados. O restante do texto, que prevê medidas como o fim da reeleição para cargos do Poder Executivo, ainda vai ser examinado no Senado.
Mirim
A cidade de Ribamar Fiquene, a 50 km de Imperatriz, ganhou este ano sua primeira festa mirim de Carnaval. A folia ocorreu durante dois dias no clube Espaço Cultural de Ribamar Fiquene. A festa fez parte das atividades de um projeto social desenvolvido na cidade pela empresária e carnavalesca Zenira Fiquene e teve como público as crianças, que foram ao evento acompanhadas dos pais.
Social
“Estamos aqui para realizar um trabalho social para as crianças e jovens do município, e aproveitamos para promover a festinha carnavalesca, porque aqui não tem tradição carnavalesca. Estou feliz em vê-las contentes e animadas”, disse Zenira Fiquene. A animação ficou por conta do Dj Paulo Ricardo, que fez a sonorização e apresentou um repertório que mesclou marchinhas carnavalescas e axé music. O Espaço Cultural brevemente receberá as instalações do Memorial José de Ribamar Fiquene.
Reflexão
“O sábio não se senta para lamentar-se, mas se põe alegremente em sua tarefa de consertar o dano feito.” (Willian Shakespeare) Nietsche concebia o que humanamente tendia a absolutizar-se, como pertencente à patologia. Em contraposição, a objeção, a desconfiança, a dúvida, eram sinais de vitalidade. Quem se acomoda com o acontecido e não toma atitude de mudança suportará a vida com eternos lamentos. Ele tendo ou não razão, o importante é que um dano provocado não se conserta com lamúrias, mas com atitudes novas, pois a maior satisfação que podemos sentir é a de proporcionar alegria aos outros. Vamos que vamos! Bom dia! Padre Felinto.
Comentários