Ações nos municípios

O deputado federal Hildo Rocha, mesmo não tendo obtido uma votação expressiva em Imperatriz, mostra que sua eleição extrapola os limites dos municípios onde foi bem votado ou não. Por exemplo, a favor de Imperatriz, ele tem atuado em duas frentes, na questão da travessia urbana da cidade, em que realizou audiência pública em Brasília para tratar sobre o projeto, e na questão da saúde, outro grande gargalo na administração da cidade. Agora mesmo, além da valiosa conquista em favor do Hospital Aldenora Bello, Hildo Rocha é o autor de uma emenda de plenário por meio da qual conseguiu aumentar em R$ 80 milhões os recursos para o atendimento de média e alta complexidade, no âmbito estadual, e liderou a luta que resultou no aumento da Receita Orçamentária da União, referente à saúde para 2016, em R$ 10 bilhões.

Dificuldades

Apesar desse reforço orçamentário, os municípios passam por dificuldades no setor da saúde pública. Para debater sobre o subfinanciamento federal e questões específicas de cada localidade, Rocha ajudou a articular novo encontro do ministro Marcelo Castro. Os prefeitos maranhenses reivindicam, entre outras questões, repasses para as áreas de média e alta complexidade.

Omissão

Hildo Rocha ressaltou que, em parte, as dificuldades enfrentadas pelos municípios no setor da saúde devem-se à falta de apoio do Governo Estadual. O parlamentar lembrou que a ex-governadora Roseana Sarney repassava mensalmente recursos do Programa Saúde é Vida.

Aprimoramento

O ministro defendeu o aprimoramento das parcerias entre as três esferas de governo e garantiu que irá se empenhar para encontrar soluções para as demandas dos prefeitos maranhenses. Participaram da reunião Gil Cutrim, prefeito de São José de Ribamar e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM); Edvaldo Nascimento dos Santos (Vargem Grande), José Gomes Rodrigues (Buriticupu), José Martinho dos Santos Barros (Cantanhede), Juran Carvalho (Presidente Dutra), Maura Jorge (Lago da Pedra), Sebastião Madeira (Imperatriz) e Eric Costa (Barra do Corda). O deputado Estadual Léo Cunha (PSC) também participou do encontro.

Qualidade

A quarta-feira (03) foi um dia especial para as 342 famílias que receberam habitação gratuita no Residencial Dom Affonso Felippe Gregory. O novo conjunto, localizado na Avenida Secundária - bairro Bom Jesus, próximo ao Campus II da UFMA, está mudando a vida de centenas de pessoas. Para o prefeito Sebastião Madeira, a conquista faz parte dos maiores marcos da gestão. Segundo o prefeito, a preocupação principal do governo é melhorar a qualidade de vida da população.

Cuidar

“Cuidar das pessoas é o nosso maior compromisso. Esta obra foi realizada por meio de parcerias. Eu sempre digo que um prefeito não trabalha sozinho. É preciso parcerias. Buscamos parcerias e hoje estamos aqui entregando esse conjunto, que representa um dos maiores marcos da nossa gestão”.

Carinho

Entre aplausos da população que assistia à inauguração, Madeira fez um pedido para as famílias que vão residir no residencial. “Minha gente, essa casa é de vocês. Tratem com carinho. Cuidem do espaço que foi construído com muito esforço. E mais, a estrutura do local não deixa a desejar. Aqui tem espaço de lazer, tem pavimentação, iluminação e água encanada. Além disso, está ao lado da universidade”.

Habitação

Muitos criticavam o fato de que, apesar do anúncio dos sorteios de chaves, inscrições e convênios, ainda não tinha visto nada em relação às casas. Agora, com mais esta etapa, a prefeitura de Imperatriz mostra de concreto que o programa de moradia popular é uma realidade no município e que outros residencias estão a caminho.