Bater ou recuar

A odontóloga Rosângela Curado decidiu sair da acomodação em relação ao prefeito Sebastião Madeira e, em uma edição do Diálogo nos Bairros, afirmou que o problema de Imperatriz é de gestão. Decidiu, desta forma, deixar de lado suas esperanças de contar com o aval do prefeito em seu projeto de candidatura à prefeitura este ano. Rosângela sabe que, pelo caminho percorrido até o momento, dificilmente contará com o apoio do prefeito e, por via de regra, do governo do estado que, de acordo com o secretário Márcio Jerry, vai aguardar o próprio Madeira decidir sobre quem vai apoiar na campanha. Juntando as declarações de Jerry e o imbróglio com Madeira, a pré-candidata do PDT viu que tinha que demonstrar logo de que lado está e que vai para a disputa, mesmo correndo risco de não ter o apoio do estado e do município. Ou seja, batendo dá adeus a um acordo com Madeira e ficando na dela, praticamente a mesma coisa. Então...

Mudanças

O farmacêutico e vereador Marco Aurélio de Oliveira (PCdoB) deixou o cargo de secretário municipal de Saúde nessa terça-feira, 02 de fevereiro/2016, para retornar ao seu cargo de vereador na condição de representante do município de Açailândia no Parlamento Municipal. No lugar dele, assumiu a gestora hospitalar (coordenadora de planejamento) Kerly Rodrigues Cardoso, de 37 anos. A cerimônia de transmissão do cargo ocorreu ontem pela manhã, no gabinete do prefeito, e concederam coletiva à imprensa.

Carnaval

O Serviço Social da Indústria (Sesi), órgão vinculado à Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), programou festas de carnaval para quatro cidades onde conta com unidades, com atrações artísticas maranhenses. Em Bacabal e Caxias, a programação já ocorreu nesse fim de semana, enquanto para Imperatriz está agendada para sexta-feira (05), e em São Luís, haverá uma vesperal, com início às 17h do próximo sábado (06), com animação das bandas Kizoeira e Mixiricu.

Balsas

A Prefeitura de Balsas é mais uma que decide cancelar a programação de carnaval e o motivo foi o estrago causado na cidade pelo temporal do último dia 27, ocasionando enxurrada, inundação e alagamentos, obrigando a administração municipal a decretar estado de emergência. O empresariado, liderado pela Associação Comercial e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), presta socorro aos desabrigados com campanha para doação de alimentos, vestimentas e recuperação de casas dos mais necessitados.

Santa Casa

O presidente do Conselho Regional de Medicina e curador da Santa Casa de Misericórdia, Abdon Murad, diz que os hospitais mantidos por esta instituição no país acumulam dívida superior a R$ 21 bilhões e no Maranhão são mais de R$ 900 milhões, por causa da defasagem na tabela do SUS, enquanto os custos só aumentam.

Sonegação

A Secretaria Estadual da Fazenda retirou do seu cadastro 28 empresas do ramo do comércio de bebidas que estariam sonegando ICMS. Destas, seis estão localizadas em Imperatriz, três em São Luís, quatro em Timon e as demais em outros municípios. Ainda não foi informado o que esta medida vai acrescer no Cadastro Geral de Empregados e Demitidos (Caged), onde o Maranhão se destacou em 2015 entre os estados onde mais houve desaparecimento de postos de trabalho com carteira assinada.

Construção

Na primeira edição do Café da Construção Civil, realizado nessa sexta-feira (28), na Federação das Indústrias, o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, reuniu dezenas de empresários para assistirem às palestras Aterros de Resíduos da Construção, pelo arquiteto e urbanista Lúcio Carneiro, da Neo Ambiental, e Alterações Tributárias que Impactam a Construção Civil, pelo advogado e auditor Wirlon Dutra, temas fundamentais para que fossem tiradas dúvidas dos empreendedores do setor.

Ferrovia

A Vale informou ontem que não foi notificada da ação civil pública do Ministério Público Federal do Maranhão, não tendo conhecimento da ação sobre riscos de acidentes na Estrada de Ferro Carajás. A empresa reiterou que investe em ações de segurança e que em 2015 realizou mais de 3.500 campanhas de segurança para prevenir acidentes e conscientizar as pessoas sobre uma convivência segura com a ferrovia. Este trabalho é feito, principalmente, em bares e escolas públicas.