Aftosa

Encerra-se hoje, dia 30, o prazo para os pecuaristas maranhenses comprovarem junto à Agência de Desenvolvimento Agropecuário (Aged-MA) a vacinação de seus rebanhos contra a febre aftosa, no período de 1º de novembro a 15 de dezembro (a vacinação foi prorrogada por quinze dias), quando foi realizada a segunda etapa da campanha 2015 de combate à doença. Quem deixar de comprovar a imunização dos seus animais incorrerá numa série de irregularidades que poderão resultar em multas e outras penalidades. Vale destacar que para inibir o descumprimento há um acordo entre o Governo do Estado e o Ministério Público, que pode acionar os faltosos para que respondam civil e criminalmente por não seguirem as normas do Ministério da Agricultura, já que se trata de um problema de saúde pública.

Abaixo

A vacinação de novembro/dezembro, como admite o diretor da Aged-MA, Sebastião Anchieta, deverá apresentar índice abaixo do registrado entre maio e junho (período da primeira etapa), que foi acima de 98%, o que se deve a problemas ocasionados pela estiagem em boa parte dos municípios maranhenses.

Atrasados

Lindomar da Costa, presidente do Sindicato dos Professores de Governador Edison Lobão, atestou ontem publicamente que até 29/12/2015 ainda não recebeu seu salário referente ao mês de novembro do corrente ano e deixou o seu repúdio aos administradores, que têm massacrado estes servidores que tanto faz pela educação desse município. E só lembrando que a entidade que ele comanda não fez acordo algum com ninguém.

E mais

“Há, sim, um ofício enviado ao Ministério Público falando de um calendário de pagamento, onde o mesmo foi contestado por esta entidade. Falar é bom, se informar das coisas é melhor ainda”, concluiu.

Contribuição

Empresas de construção civil têm até o dia 31 de janeiro de 2016 para procederem ao recolhimento da Contribuição Sindical patronal exercício 2016. A contribuição é calculada com base no valor do capital social da empresa, de acordo com tabela emitida nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Empresas associadas ou não ao Sinduscon devem realizar o pagamento da contribuição, obrigatória e prevista nos artigos 578 a 591 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Café

O secretário estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, reuniu parceiros e entidades empresariais em café de confraternização no Empório Santa Cruz. Na oportunidade, Simplício agradeceu a presença de todos e ratificou o diálogo com os setores envolvidos em busca do desenvolvimento do Estado.

Mulher

Tramita na Câmara dos Deputados proposta que permite a uma deputada exercer a presidência da Casa a cada 8 de março, Dia Internacional da Mulher, devendo o cargo ser exercido mesmo por parlamentar que não faça parte da Mesa Diretora. O Projeto de Resolução é da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que inclui um parágrafo no Regimento Interno da Câmara. “A proposta presta homenagem ao papel que a mulher representa na sociedade brasileira e na Câmara dos Deputados”, justifica a autora.

Rodovias

Com muitos servidores municipais sem receber salário de dezembro e 13º salário, aumentou o risco de protestos com interdição de rodovias que cortam o Maranhão, o que pode causar constrangimento para quem planeja receber o ano novo no interior ou no litoral e ter de ficar horas a fio esperando. Os servidores que ameaçam fazer isto são de prefeituras, cujos gestores tiveram na semana passada num protesto por mais recursos do governo federal e, para chamar atenção, bloquearam a BR-135.

Acordou

Qualquer disputa por comando de entidade, por menor ou maior que seja, quando é disputada por duas ou mais chapas, desperta interesses e movimenta a entidade, mesmo que esta esteja dormindo. Ocorreu agora na Airt, em que o embate pela presidência por três chapas agitou os associados nos últimos dois dias e deverá esquentar ainda mais até o dia 5 de janeiro.