
Semipresidencialismo
A OAB Nacional reuniu-se na quarta-feira (23) com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para apresentar a proposta da entidade de implementar-se no Brasil o sistema de governo semipresidencialista. Segundo o presidente da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, precisamos de saídas menos traumáticas para crises institucionais.
Hotelaria
Alguns hoteleiros questionam, mas a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Maranhão (ABIH-MA) garante que a taxa de ocupação no setor em São Luís, para as festividades de Réveillon, deve chegar a uma média de 90%. Segundo o presidente da entidade, João Barros Filho, os números superam a expectativa inicial, que era abaixo de 50%. Ele diz também que nos anos anteriores, no Natal a taxa média de ocupação foi de 28%, enquanto a do Ano Novo, 83%, ou seja, registra-se um ligeiro aumento.
Curtume
A Curtume Santa Maria, localizada em Governador Edison Lobão, vai doar um terreno para que seja construído no município, pelo Governo do Estado, um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) voltado para o beneficiamento de couro. O objetivo é dar treinamento adequado à população a fim de atender às demandas de mercado, contribuindo para o fomento da cadeia da carne e couro, gerando emprego e renda na região. Atualmente, o polo industrial oferece 1.500 postos de trabalho.
Chineses
Caso se confirme o projeto da siderúrgica dos chineses em Perizes de Baixa, como negocia o Governo do Estado, esta será a segunda experiência da população de Rosário com investidores orientais. O primeiro foi a nada bem sucedida fábrica de confecções Kao I, de triste memória.
Funciona
No encontro com Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, Marcus Vinicius explicou como funciona o sistema defendido pela Ordem. No semipresidencialismo, os poderes são divididos entre o presidente da República e o primeiro-ministro. O primeiro cuida das questões de Estado, enquanto o segundo é responsável pela administração direta.
Aval
“Outro ponto interessante é que o primeiro-ministro, apesar de ser indicado pelo presidente, precisa ter o aval do Congresso Nacional, ou seja, os parlamentares são corresponsáveis pelo sucesso do governo. Havendo crise de representatividade, pode-se dissolver o gabinete. No modelo atual, há apenas uma saída traumática, que é o impeachment, usado apenas quando há crime de responsabilidade”, afirmou Marcus Vinicius.
Esporte
Assinantes das operadoras de TV Claro e NET passam a contar, a partir de janeiro, com programações dos canais do Esporte Interativo, do Grupo Turner, que atualmente estão disponibilizadas apenas na GVT, Oi e Vivo, e isto significa dizer que vão acompanhar a fase de mata-mata da Champions Legue, competição da qual direito de exclusividade na transmissão por TV fechada, Copa Nordeste e as série C e D do Campeonato Brasileiro. A expectativa agora é quanto à Sky, a única que ainda não fechou negociação com EI.
Comentários