DPCA

O delegado regional emitiu nota contestando as informações dos blogs de que a recém-criada Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente estaria fechada e sem funcionar. A autoridade contestou e mostrou que está em pleno funcionamento, inclusive já com local definido de funcionamento e não provisório. Também criticou a postura dos blogs que noticiam sem nem mesmo ouvir as partes interessadas. O que, aliás, vem ocorrendo muito. Nas pressas pela chamada bomba, blogueiros lançam notas sem qualquer investigação ou apuração dos fatos. Tem dado problema para muitos.

Também

Outra da internet: circulou nas redes sociais esta semana um boato dando conta de que a intensa fumaça que cobre a cidade viria da Suzano e que a informação teria partido de alunos da Facimp após realizar exames sobre o fato. Na sexta-feira, o diretor da Facimp, Antonio Leite, emitiu nota em que desmente tal informação e complementa que a faculdade não realiza este tipo de exame e que, portanto, não tem veracidade alguma. Está explicado.

Bolsa

Foi promovida a entrega dos novos cartões do Bolsa Família em Estreito. Estiveram presentes a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Deborah Morais, juntamente o secretário de Planejamento, Gregores Araújo; de Cultura, Roberto Carlos; de Esporte, Neto da Sotel; gestora do Programa Bolsa Família em Estreito, Damara Nunes; coordenadora do Bolsa Família em Estreito, Maria dos Remédios; Iranete Trajano, representando a secretária de Educação; Pastor Miguel e demais que compõem a Secretaria de Assistência Social e o programa Bolsa Família.

Família

Foram entregues 174 cartões, para moradores das áreas urbana e rural, assentamentos e moradores de fazendas. Equipes da Secretaria de Assistência Social têm realizado um trabalho sem medir esforços para garantir que essas famílias recebam seu benefício. Na ocasião, o prefeito Cicero Neto prestigiou e parabenizou a todos pela ação. Além disso, desejando Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos.

Liminar

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da sua Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas, obteve importante vitória para a advocacia nesta semana ao obter, na Justiça Federal, uma decisão liminar que garante aos advogados atendimento diferenciado nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem agendamento prévio, em local próprio e independente de distribuição de senhas. A mesma decisão obriga o INSS a permitir que os advogados possam protocolizar mais de um benefício por atendimento.

Prazo

“Considerando as eventuais dificuldades operacionais na implementação das providências necessárias ao cumprimento da medida, dado o seu caráter nacional, concedo, para tanto, o prazo de 90 dias, contado a partir da intimação desta decisão, sob pena de pagamento de multa diária no importante de R$ 50.000,00 em favor da autarquia profissional”, decidiu o juiz.

Civil

A decisão foi dada em resposta à ação civil pública proposta pelo Conselho Federal da OAB em face do INSS. Na ação, a OAB alegou que o INSS vem adotando medidas restritivas ao livre exercício profissional dos advogados, em violação a artigos do Estatuto da Advocacia e do Código de Processo Civil.

Reflexão

“De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” (Rui Barbosa). Vivemos tempos difíceis. Pelo menos o que era conhecido nos bastidores hoje se proclama nos telhados. Sem fazer apologia a tantas notícias ruins que invadem nossos noticiários, mesmo assim não tenho saudades de quando tudo era só conversa de coxia e nem se podia comentar em público. Nem sei se o mundo antes era melhor ou pior, não sei. Mas a história ensina: em momentos de crise nascem perspectivas melhores. Que os pessimistas me perdoem, mas creio que a verdade e o amor sempre haverão de prevalecer. Vamos que vamos! Bom dia, bom fim de semana! Padre Felinto Elisio.