Voto
Contrário à adoção do voto impresso, o Tribunal Superior Eleitoral prevê uma série de dificuldades para implementar o novo sistema no país. Aprovada pelo Congresso na minirreforma eleitoral, a impressão foi vetada pela presidente Dilma Rousseff em setembro. O veto, porém, foi derrubado na última quarta (18) e o novo sistema será usado nas eleições de 2018. Num documento obtido junto à área técnica da Corte detalha os gastos de R$ 1,8 bilhão previstos para a compra, manutenção e transporte das impressoras, entre outros gastos.
Impresso
Seria necessário, por exemplo, comprar 833.036 impressoras (uma para cada urna) de um modelo cujo tamanho é semelhante ao que é usado para emitir notas fiscais. A quantidade inclui também a aquisição de mais urnas eletrônicas – atualmente existem 451 mil –, já que, segundo o tribunal, seria necessário abrir mais locais de votação para compensar o tempo maior previsto para cada voto e assim evitar atrasos.
Defendida
A adoção do voto impresso no Brasil é defendida há tempos por especialistas e foi recomendada por uma auditoria realizada neste ano pelo PSDB. No relatório, o partido diz que “o sistema eletrônico de votação do TSE não foi projetado para permitir uma auditoria externa independente e efetiva dos resultados que publica”.
Parecer
O parecer foi elaborado por 11 técnicos ao custo de R$ 1 milhão. Um deles, o engenheiro Amílcar Brunazo Filho, pesquisador do tema há 20 anos, diz que o TSE é contra o voto impresso porque, como administrador das eleições, “não quer alguém xeretando o trabalho dele”. Ele rebate argumentos contrários que apontam dificuldades na implantação.
Semana do Bebê
A Prefeitura de Estreito, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, realizou ontem (23) a abertura da 1ª Semana do Bebê, que seguirá até dia 27/11.
Presentes
A solenidade de abertura foi realizada na Câmara Municipal, onde estiveram presentes o prefeito Cicero Neco, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Deborah Morais, juntamente com a vice-prefeita, Dra. Cristina Andrade; a secretária de Saúde, Sirlen Campos; presidente CMDCA, Samuel Lacerda; diretor Hospital, Dr. Issa Hamidad; coordenadora PSF, Rossana Passos; coordenadora CAPS, Emília Milhomen, e Almir Marques, articulador do UNICEF - Estreito, bem como o vereador Helismar Moreira – presidente interino e demais vereadores.
Municipalize
Na ocasião, foi apresentado à Câmara Municipal Projeto de Lei para que municipalize a Semana do Bebê em Estreito, que tem como objetivo melhorar o atendimento à primeira infância e tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos. Hoje a Saúde de Estreito já oferece atendimento específico para gestantes com pré-natal, pilates, consultas especializadas e para a primeira infância, teste do pezinho, vacinação e demais atendimentos necessários.
Cantata Natalina!
O clima de natal continua com tudo no Imperial Shopping. Nesta terça-feira (24), alunos do Colégio Santa Luzia apresentam uma Cantata Natalina no empreendimento, com canções que marcam uma das épocas mais esperadas do ano. As apresentações são abertas a todo o público e começam a partir das 19h30, na praça de alimentação do shopping.
Comentários