Justiça

O senador Edison Lobão ouviu o que não queria ao abordar o médico e presidente do PMDB sobre como está o partido em Imperatriz. Na sua forma direta e objetiva, Leite respondeu que poderia estar melhor se as trapalhadas feitas pela coordenação da campanha do seu filho, que contratou e não pagou, não tivessem atingido o partido. E que por isso o diretório está respondendo ações judiciais pelas compromissos firmados e não cumpridos pela coordenação da campanha em Imperatriz. Para completar, calou Lobão, que insistia em falar de Ildon Marques. “Senador, não há mais condições de conversas com Ildon pelo que ele já falou sobre nós e a ex-governadora Roseana”, disse Antonio Leite, para o silêncio do senador Lobão. Diante desta declaração, fica praticamente confirmado que Ildon e o PMDB de Imperatriz estão longe de um entendimento político.

A propósito

O ex-candidato a governador, o suplente de senador Lobão Filho, jogou as dívidas da campanha para o diretório estadual que, por sua vez, alega que não tem recursos para pagar e que não poderá atender aos pedidos feitos pelo então candidato. O certo é que alguém vai pagar, pois a Justiça está sendo acionada.

Bolsas 2016

O Colégio Frei Gil realizará o Concurso de Bolsas destinadas a alunos das redes pública e particular de ensino, bem como da própria escola, que ingressarão no 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio (1ª, 2ª e 3ª série) em 2016. Mais informações na secretaria da escola.

Feriado

O dia 10 de novembro é ferido municipal nos 81 municípios do Maranhão, criados em 1994 através de Leis Estaduais sancionadas pelo ex-governador José Ribamar Fiquene (in memorian). Na região tocantina foram criados os municípios de Campestre e São João do Paraíso (desmembrados de Porto Franco), Lajeado Novo e Ribamar Fiquene (de Montes Altos), São Pedro dos Crentes (Estreito), Governador Edison Lobão, Davinópolis, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca (Imperatriz), Senador La Rocque e Buritirana (João Lisboa).

Eleição

Em todos esses municípios e nos outros 68, que foram emancipados em 1994, foi realizada primeira eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores em outubro de 1996 e a posse dos eleitos aconteceu em 1º de janeiro de 1997, data de instalação dos novos municípios. Desde que houve o desmembramento dessas unidades, as novas cidades foram ganhando forma, construindo prédios públicos, realizando obras de infraestrutura, saneamento e prestando serviços básicos nas áreas de saúde e educação.

Herança

Nos últimos anos, muitos dos atuais gestores que estão à frente do comando das prefeituras alegam estar administrando herança de erros deixada por ex-prefeitos que encerraram os mandatos deixando dívidas com a União, estado e com servidores, além de contas com a Justiça. Por causa disso, muitos estão deixando de promover neste ano a festa de aniversário do município, apesar de a data não passar em branco devido ser, por Lei, feriado municipal, permitindo que o comércio, as empresas instaladas no município e instituições fechem as portas e o servidor municipal fique em casa.

Crise

Podemos destacar municípios da região tocantina que seus gestores alegam o efeito da crise nacional e as heranças do passado como causas para não realizar festa de comemoração no aniversário de 21 anos de emancipação. São eles: Ribamar Fiquene, Lajeado Novo, Governador Edison Lobão e São João do Paraíso.

Crise ou incompetência?

A alegação destes prefeitos tem justificativa ou trata-se de mais uma demonstração de incompetência administrativa ou gerencial à frente destes municípios? Isso porque não precisa fazer megafestas para comemorar, mas sim promover eventos mais simples e organizados para a data não passar em branco.