Fracassou

Fracassou a tentativa de Willas de Moraes de emplacar o segundo mandato de presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino em Imperatriz, o STEEI. Perdeu vergonhosamente. Mesmo com apoio de gente grande do Governo do Estado e do vereador do PCdoB, Carlos Hermes, Willas amargou a segunda posição. O anônimo concorrente, que encabeçou a chapa 2, Francisco Messias, venceu a eleição do Steei, deixando para trás também os petistas Vanessa (chapa 3), mulher do vereador Aurélio do PT, e Charles, chapa 4. Houve comemoração com a derrota do Willas, dado ao seu modo de comandar o sindicato, em que muitos o acusam de arrogante.

Aniversário

O prefeito Vagtônio Brandão se reuniu na tarde de segunda-feira (26) com secretários, vereadores, assessores e comissão organizadora para tratar dos últimos detalhes da programação que parabeniza Buritirana pelos seus 19 anos de emancipação. Pretende promover uma grande festa, mas com responsabilidade e enxuta, sem gastos acima do que o município pode fazer neste momento.

Agenda

Teve uma agenda muito intensa no final de semana e no domingo, em companhia de vereadores, secretários, assessores e o povo em geral, acompanhou de perto a área do Açude Calabanjo, que se encontra em total revitalização. Em seguida, fez visita ao terreno onde será construído o estádio.

Ativo

Prefeito e sua comitiva também estiveram no local onde está sendo construída a ponte da estrada vicinal da Santa Teresa. Com toda essa dinâmica, o Vagtônio tem provado que é um gestor proativo e quem ganha é a comunidade.

Enquanto..

Isso, os professores do município de Governador Edison Lobão, aqueles que são pagos pelo chamado 40, estão sem receber o mês de setembro e não há nem mesmo informação de quando poderão colocar a mão na grana que lhe é devida. Os da saúde também estão na mesma situação e pior, são dois meses.

Televisão

O prefeito Evando Viana, certamente na maior cara de pau, deverá dar entrevista dizendo que está tudo normal e que é armação política do sindicato. Contudo, quem tem ido ao município percebe que tudo é verdadeiro, como ruas escuras e esburacadas e obras inacabadas. E quem denuncia a falta de pagamento são os próprios servidores.

Dez dias

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, recebeu ofício nessa terça-feira (27) do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, informando a regulamentação do prazo de 10 dias para a devolução dos pedidos de vista em processos judiciais e administrativos. A OAB Nacional foi autora do pedido inicial.

Resolução

Marcus Vinicius comemorou a decisão do CNJ, firmada na Resolução 202 do órgão. “Trata-se de mais uma conquista da classe dos advogados nessa gestão da OAB. Os cidadãos terão maior celeridade nos julgamentos. Era inadmissível a situação na qual o julgador era senhor do processo judicial, retardando a distribuição da Justiça. É um ganho para a classe dos advogados e, principalmente, para o cidadão”, afirmou.

Eficiência

No ofício encaminhado à Ordem, Lewandowski ressalta que a atuação do Poder Judiciário tem como vetores os princípios da inafastabilidade da jurisdição, da razoável duração do processo e da eficiência da Administração Pública. Além disso, o magistrado também reitera que o último Relatório Justiça em Números revela altos índices de congestionamento na tramitação e no julgamento processual em todas as instâncias judiciais do País.