Valendo

Como estava previsto, foi divulgada no Diário Oficial da União a minirreforma eleitoral que muda, entre outras coisas, o prazo para filiação de quem pretende disputar a eleição do ano que vem. Agora não é mais um ano antes - cujo prazo venceria amanhã, 2 - e sim seis meses antes do pleito. Também abriu a janela para que os vereadores possam trocar de partidos sem perder o mandato. Terão 30 dias para trocar e disputar o pleito por outra legenda. Com a sanção e publicação, agora é lei e quem estava preocupado com a escolha ganhou mais seis meses para decidir qual partido melhor lhe convém. Nesta abertura, quem acabou se beneficiando foi o ex-prefeito Ildon Marques, que agora terá mais tempo para se decidir. Consta que está a caminho do PSC e assumirá mandato de deputado federal com o pedido de licença do presidente estadual cristão, deputado Fufuquinha. É aguardar.

25 anos CDC

As inscrições para a Jornada Brasilcon em Comemoração aos 25 anos do CDC vão até esta segunda-feira (5). O evento é promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA), em parceria com o Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), e acontece nos dias 7 a 9 de outubro, no município de Imperatriz. As vagas são limitadas.
As inscrições são gratuitas para advogados e estagiários em dia com a OAB. Para demais profissionais e estudantes, o investimento será de R$ 90,00 e R$ 30,00, respectivamente. A carga horária do evento é de 15h.

Inscrição
 
Os interessados em participar devem acessar o site oabma.org.br, clicar na aba ESA, depois em “Área do Aluno” e realizar o cadastro (se já não for cadastrado). Em seguida, surgirá tela “Realizar Inscrição no Evento”, depois escolher “Congresso – Jornada Brasilcon em Comemoração aos 25 anos do CDC”.

PSC

O deputado Léo Cunha (PSC) viabilizou, com o apoio do prefeito Vagtonio Brandão (PR), a implantação de um diretório do Partido Social Cristão (PSC) para o município de Buritirana. A reunião, que ocorreu na tarde de terça-feira (29), no gabinete do parlamentar, teve também a participação do líder político Ricardo Maneta, que assumiu a presidência do partido na cidade.

Maneta

Na oportunidade, o deputado Léo Cunha entregou ao presidente Ricardo Maneta o documento com a Comissão Provisória do PSC de Buritirana que garante o funcionamento das atividades do partido naquela região. Ainda durante a reunião, foi discutido sobre o futuro político do PSC no município. O partido faz parte da base política do prefeito Vagtonio Brandão.

Eletivos

De acordo com o gestor, o propósito é que o partido se organize na cidade para concorrer a futuros cargos eletivos, entre eles está o projeto político para a reeleição do prefeito em 2016. “O deputado Léo Cunha tem sido um grande parceiro de Buritirana e na parte partidária não poderia ser diferente. Ele abraçou a nossa causa, confiou no nosso grupo, se empenhou e agora viabiliza o diretório do PSC a nossa cidade”, disse o prefeito.

Melhorias

Desde o início do mandato, em fevereiro de 2015, o deputado estadual Marco Aurélio tem priorizado a melhoria da qualidade de vida do cidadão de municípios da região Tocantina. Por meio do bom relacionamento e do trânsito entre as secretarias de estado e o Palácio dos Leões, em São Luís, Marco Aurélio obteve importantes conquistas para áreas essenciais como Educação, Saúde e Infraestrutura.

Reformas

Vale lembrar do esforço do parlamentar em garantir reformas para quatro escolas de ensino médio, já garantidas pelo governo do estado, na Região Tocantina, ou mesmo da negociação com o governo do estado, Caema e Secretaria Estadual de Infraestrutura para a instalação de 7 km de redes de esgoto no bairro Bacuri, em Imperatriz.

Praças

No início de setembro, o deputado propôs em suas páginas nas redes sociais que os moradores de Imperatriz escolhessem por meio de enquete uma das praças de Imperatriz para ser revitalizada através de recurso que garantiu junto à Secretaria Estadual de Infraestrutura, com o secretário Clayton Noleto. Marco Aurélio conseguiu junto ao governo do estado e democratizou o processo de escolha através de uma enquete pelas redes sociais, possibilitando a participação popular na decisão.