Plano B

Cresce a cada dia o nome do deputado Marco Aurélio no cenário político local como possível candidato a prefeito pelo PCdoB. Embora tenha por diversas vezes antecipado que não pretende disputar a eleição, Aurélio sabe que não existe a palavra não em definitivo. Sabe também que, quando se é político e se está numa posição confortável aos demais nomes numa disputa, o grupo e o partido decidem quem disputará e, neste momento, seu nome surge como o mais forte dentro do partido do governador Flávio Dino. Daí a insistência em inclui-lo na lista dos pré-candidatos à sucessão do prefeito Madeira. Alguns analistas não acreditam nesta candidatura e voltam sempre ao passado, lembrando o erro estratégico do ex-deputado João Batista, que ao lançar candidatura a prefeito pôs fim numa promissora carreira política.

Grupo

No entanto, a situação do deputado Marco Aurélio é diferente do chamado efeito João Batista. Este foi teimoso em ser candidato, não tinha grupo, partido nem recursos. No caso do parlamentar do PCdoB, ele desfruta do apoio do seu grupo político, do governador do estado e do seu partido, que o tem como nome mais certo para que consiga comandar a prefeitura do segundo maior colégio eleitoral do Maranhão. Ou seja, possui tudo o que JB não teve, o que, de certa forma, diferencia as duas situações.

Fora

Há de se perguntar: o PCdoB deixará de participar da eleição nas duas principais cidades do estado e que são estratégicas para a sucessão estadual, em que o governador pensa em reeleição, seu sucessor e que não terá mais reeleição? Na capital vai apoiar o PDT indicando o vice e aqui em Imperatriz? Muitos não acreditam que não. A coluna também acha que os comunistas ainda estão analisando o terreno e certamente não pensam em abdicar dos dois colégios eleitorais.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE) e CAPS, iniciou na última quinta-feira (24) ações de Saúde Mental no Território Escolar enfatizando o tema Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, pois é um problema sério que caiu no senso comum e que hoje em dia todo mundo acha que tem um filho hiperativo ou com problemas de atenção, sem nem ao menos saber ao certo o que é TDAH.

Mental

A palestra foi ministrada pelo Dr. Alessandro Régis Fernandes (terapeuta ocupacional) aos pais e responsáveis dos educandos das escolas 08 de Março e São Francisco de Assis com o intuito de contribuir de maneira significativa para uma ampliação acerca do conhecimento do TDAH, sendo muito importante que os pais conheçam o distúrbio e suas complicações para poder compreender o comportamento do seu filho. A equipe realizará essa ação em todas as escolas pactuadas pelo PSE até o fim do mês de outubro.

Som

Imperatriz vai receber o projeto Palco Som do Mará, uma exposição que contará com a participação de vários artistas. O principal objetivo do evento é divulgar a música maranhense através do projeto Som do Mará do Rio, que será realizado em novembro no espaço cultural FUNDIÇÃO PROGRESSO, uma das maiores casas de shows do Rio de Janeiro.

Do Mará

O projeto Som do Mará no Rio, além dos artistas Cesar Nascimento, Erasmo Dibell, Carlinhos Veloz, Mano Borges, Milla Camões, Papete, Chiquinho França, Betto Pereira e Flávia Bittencourt, apresentará também a cantora Alcione Nazareth, que além do show em palco, será âncora na divulgação do evento em mídia nacional.

Imperatriz

Imperatriz receberá a amostra do projeto nos dias 23 e 24 de outubro, na entrada principal do Imperial Shopping. Aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura e patrocinado pela CEMAR traz uma vasta programação, que iniciará a partir das 10h, com uma exposição cultural onde o público poderá assistir vídeos clips e documentários da música maranhense, adquirindo produtos como CDs, DVDs, Blu-Ray e camisas. “A feira será aberta também para a literatura e artes plásticas, de artistas imperatrizenses”, diz o artista e produtor Chiquinho França.