Moral

Ontem quem esteve pela manhã assistindo à sessão da Câmara deve ter pensado que estava em uma feira livre ou em um ringue devido às palavras de agressões proferidas pelos vereadores. De um lado, João Silva, que ofendeu seu colega Aurélio; este, por sua vez, foi defendido por Carlos Hermes e Rildo Amaral. Um momento delicado em que nada acrescentou ao debate político do local e não resolveu o tema abordado, que foi proposto e defendido pelos lados. A atual legislatura tem mantido uma posição importante dentro do contexto político e não pode agora jogar pela janela este tipo de comportamento, que não traz nada de positivo.

Passado

Pior é ficar sempre usando governos passados como desculpa para tudo e todos os problemas do estado. A lengalenga de 50 anos de governo de um grupo já deu. Não importa mais. O governador atual foi eleito em decorrência destes problemas e com a promessa de mudanças. E isso é o que interessa.

Calado

O deputado Furtado (PCdoB) perdeu a oportunidade de ficar calado. O moço, em discurso, atacou de forma homofóbica os índios em uma solenidade que se discutia exatamente os conflitos recentes entre índios e brancos e a poucos dias do assassinato de um indígena. Isso é crime inafiançável e imprescritível.

Filiação

Esperada ainda para esta semana a solenidade de transferência de domicílio eleitoral do ex-deputado Francisco Escórcio, que aproveitará para assinar filiação no PMDB de Imperatriz e será candidato a prefeito pela sigla. Estão sendo aguardadas figuras de proa do partido em nível nacional para participar do evento.

Outro

Já ontem foi anunciado mais um candidato a prefeito. Desta feita, quem anunciou que vai para as disputas foi Aluísio Melo, pelo PCB. Aluísio, que disputou um mandato na eleição estadual, volta à tona para representar o Partidão na corrida sucessória.

Carreata

Na manhã de ontem (23), uma carretara foi organizada para receber os alunos medalhistas que participaram do JEMs 2015 representando o município de Estreito. A secretária de Educação, Maria Jozileia, os diretores, professores, alunos e familiares receberam com muito carinho toda a caravana que esteve esses dias em São Luís representando o município nos jogos pela primeira vez.

Bombeiro

O secretário de Esporte, Neto da Sotel, estava com a caravana de competidores nos jogos. Com direito a carro do Corpo de Bombeiros e muita alegria, percorreram as principais ruas da cidade. Uma manifestação de carinho da população e uma forma de incentivar ainda mais esses jovens às práticas esportivas.

Homenagem

A carreata foi encerrada com uma cerimônia em homenagem aos campeões na Câmara de Vereadores, onde diretores, professores e autoridades puderam falar um pouco da satisfação e do orgulho de receber todos os atletas participantes do evento.

Reflexão

“Quando uma porta se fecha, outra se abre. Porém, olhamos tão intensamente para a porta fechada que não vemos a outra que se abriu.” (Helen Keller, escritora, primeira mulher cega e surda no mundo a conquistar o bacharelado em Arte, nascida nos Estados Unidos em 1880). Imaginamos ser tão difícil superar as barreiras e as desilusões que vão surgindo ao longo do nosso caminho, que por vezes não notamos a luz que se acende no fim do túnel. O passado só deve fortalecer nossos passos em direção ao amanhã, e não fixar o nosso olhar como obstáculo para algo de melhor que possa vir a acontecer. Pode ser que de imediato não vejamos saída, porém saber esperar não é perda de tempo. É, antes de tudo, deixar que as coisas aconteçam no momento oportuno. Padre Felinto Elisio.