Festa
A deputada federal Rosângela Curado está em Imperatriz, onde foi recebida com festas por centenas de correligionários na sexta-feira. Neste mesmo dia, o governador Flávio Dino deu a senha que muitos acham que foi para a deputada. Anunciou que convidou o secretário Clayton Noleto para permanecer na Secretaria de Infraestrutura até o final do seu mandato. E que espera uma resposta do seu auxiliar nos próximos dias.
Ontem
Foi a vez do PP e do PSB darem a largada para as eleições do ano que vem. O primeiro recebeu a filiação do delegado Francisco de Assis, que inclusive lançou sua pré-candidatura a prefeito, e o segundo inaugurou sua nova sede e prepara a pavimentação do caminho que poderá levar Rosiane Vicentini a ser pré-candidata.
Único
O presidente da comissão especial que analisa propostas para a reforma tributária, deputado federal Hildo Rocha, é favorável à criação de legislação única para o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Atualmente cada Estado da federação possui legislação própria sobre o ICMS. O parlamentar disse que é preciso acabar com a guerra fiscal para simplificar e modernizar o sistema tributário brasileiro.
Guerra
“A guerra fiscal complica o nosso sistema de tributos”, defendeu, durante pronunciamento na tribuna da Câmara federal. Guerra fiscal é a denominação atribuída à competição entre as unidades da federação que, na tentativa de atrair investimentos e ampliar a arrecadação, criaram um emaranhado de regras próprias.
Fundo Nacional de Desenvolvimento
Rocha defende a unificação dos valores das alíquotas e a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento, para compensar os estados que eventualmente venham a perder receitas com a nova regra. O Parlamentar explicou que o fundo será administrado pelo governo federal. “Com isso, vamos ajudar a simplificar o nosso sistema tributário e acabar com a guerra fiscal entre os estados”, argumentou.
Modelo injusto
O deputado ressaltou que o atual modelo de arrecadação de tributos penaliza as pessoas de renda mais baixa. Rocha enfatizou que o grande número de sonegadores contribui para sobrecarregar as pessoas que pagam os tributos corretamente. “Precisamos ampliar a base de contribuintes. Existem muitos sonegadores. Enquanto isso, quem ganha mesmos paga mais impostos e quem ganha mais paga menos. O nosso sistema tributário é injusto, é concentrador de riquezas.”, afirmou. Rocha disse que o objetivo da comissão reverter esse quadro. “Estamos trabalhando para entregar ao povo brasileiro um modelo de tributos justo”, destacou.
Finanças
O S.O.S Finanças, projeto desenvolvido pelo Departamento de Economia da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), que presta assessoria financeira gratuita à comunidade, realizou ontem, sábado (12), uma ação na Praça de Fátima, no Cento de Imperatriz. O projeto é do departamento de Economia da Fest, que tem como coordenador o professor Fernando Babylonia.
Crise
O governador Marcelo Miranda está sacrificando os prefeitos do Tocantins, que já andam em situação delicada. Agora mesmo deixou de repassar ao Fundeb o percentual do ICMS destinado às prefeituras. Alguns prefeitos aqui no Bico do Papagaio não conseguiram ainda efetuar o pagamento do salário do mês de agosto. A grita é geral.
Lixo
No povoado Bananal, município de Governador Edison Lobão, a comunidade reclama da falta de recolhimento de lixo doméstico, gerando acúmulo de resíduos nas portas das casas e terrenos baldios. Sem contar que o problema da falta de água continua maltratando ainda mais os moradores que há 20 anos convivem com esta situação e não há um prefeito para resolver.
Denúncias
E é provável que agentes da Polícia Federal deem sequência às investigações em torno das irregularidades constatadas pelos fiscais da CGU nos recursos do Fundeb, mais de cinco milhões. Cadê o dinheiro que estava aqui? Perguntam os moradores.
Comentários