Lei dos Bares

Depois de muitos debates aflorados, inclusive comentários pejorativos, a chamada Lei dos Bares deverá ser votada na sessão desta manhã na Câmara de Vereadores. O ponto mais discutido esta semana foi o comentário feito por um cantor sertanejo contra o bispo Gilberto Pastana. O cantor foi ao extremo na defesa da ampliação do horário de funcionamento e isso pegou muito mal. Ontem, o vereador Chiquim da Diferro pediu para que o projeto seja arquivado, pois já existe uma lei e que basta o prefeito determinar ou definir quem é o que. Seu colega Hamilton Miranda foi contra, afirmando que o vereador está, na verdade, querendo jogar a batata para o prefeito e entende que os vereadores é quem têm de decidir.

Campanha

Nas últimas duas semanas, a campanha foi forte pelos dois lados defendendo seu ponto de vista. O que se espera é que hoje os vereadores tomem a decisão que suas consciências irão determinar e que não haja mais falta de respeito, seja qual for a decisão.

Último

No dia 07 de setembro, foi encerrada mais uma edição dos Jogos Escolares do Município de Buritirana. A população esteve em peso no último dia de apresentação dos Jogos Escolares, no estádio Barretão, à tarde, onde foram premiadas as escolas que ficaram em primeiro e segundo lugares, além de 460 alunos que receberam prêmios pela primeira e segunda colocações nas apresentações.

Jogos

Na ocasião, o prefeito Vagtonio Brandão esteve presente prestigiando as apresentações esportivas, além de ele próprio apagar a Tocha Olímpica, um dos símbolos mais representativos do evento, além de ter marcado com muita emoção a realização da I Edição dos Jogos Escolares. Como prova de gratidão e reconhecimento, várias escolas fizeram homenagens ao prefeito por ter proporcionado a Buritirana um evento tão grandioso e tão importante como incentivo ao esporte.

Em tempo

Árbitros que trabalharam nos Jogos Escolares Regionais, promovidos pelo Governo do Estado, estão cobrando o pagamento das taxas dos jogos nos quais apitaram. E olha que já faz mais de dois meses que a competição foi realizada e, mesmo assim, não há informações de quando a Sedel-MA irá quitar a dívida.

Consciência

Fazer com que as pessoas tenham consciência dos perigos que a energia elétrica proporciona é um dos principais objetivos da Campanha Segundos de Vida, realizada pela Cemar em todo o Maranhão.

Atividades

Nesta última semana, as cidades de São João do Paraíso, Estreito, Cidelândia e Imperatriz receberam diversas atividades em associações, escolas, ruas e feiras objetivando conscientizar a população sobre os riscos oferecidos pela energia elétrica quando mal usada.

Prazos

O deputado federal Hildo Rocha apresentou PEC (Proposta de Emenda Constitucional) fixando prazo para que o Congresso Nacional aprecie e julgue as contas dos presidentes da República. “A Constituição de 1988 é omissa com relação a essa questão”, justificou.

Cobrança

Rocha ressaltou que existem contas de 1989, 1990 e 1999 a serem julgadas. “A sociedade cobra, as pessoas não conseguem entender por que o legislativo leva tanto tempo para apreciar e julgar as contas dos presidentes. Temos contas dos governos de Fernando Henrique Cardoso, de Fernando Collor e da presidente Dilma aguardando julgamento”, declarou.

Punições

A proposta estabelece punições para eventuais descumprimentos da norma. “Caso as contas não sejam apreciadas e julgadas pelo Congresso Nacional, dentro dos prazos estabelecidos, o presidente do Congresso responderá por crime de responsabilidade”, explicou Rocha.