PV

De posse da desfiliação e autorização para mudar de partido dada pelos dirigentes e pelo suplente do PTB, o vereador José Carlos já traça metas para sua entrada no PV. E fará com grande festa de filiações na sigla verde, hoje comandada por Rogério Frota, que deverá permanecer na comissão, mas sem cargo. A tendência é de que, ainda esta semana, tenha novidade dentro do PV, até porque o prazo está expirando e os novos comandantes precisam acelerar filiações de quem deseja ser candidato nas eleições do ano que vem.

PROS

Já o Pros prepara para sábado encontro para discutir os rumos do partido na região. Neste encontro, estarão presentes nomes do partido, como o presidente estadual Gastão Vieira e representante da direção nacional. Em tempo: o PROS em Imperatriz está sendo comandada pelo pastor Célio Henrique.

Conta

É comum para o consumidor olhar apenas um item quando a conta chega: o valor. Mas é importante lembrar que o valor total pago está acrescido de vários encargos e tributos e que muitas vezes o cliente desconhece.

Energia

Mais de 33% de sua conta pode ser só de tributos: dependendo do quanto você consome, até 27% de sua conta podem ser destinados ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que vai para o Estado. Já (em média) 6,2% do valor de sua conta é para o PIS/COFINS, que vai direto para os cofres do Governo Federal. O percentual pago nesses impostos varia conforme o consumo: paga mais quem consome mais.

Variar

A contribuição de iluminação pública no Maranhão, em um imóvel residencial, pode variar de acordo com o consumo: você sabe quanto paga de CIP (Contribuição de Iluminação Pública)? Apesar de todo mundo ter que pagar para a concessionária de energia, esta contribuição vai direto para os municípios, que definem os valores a serem pagos. É também responsabilidade dos municípios manutenção, operação e expansão da iluminação pública.

Distribuidora

Dos 8,64% de aumento médio na sua conta, exatamente 2,09% ficam com a distribuidora de energia. A maior parte é destinada para pagar os custos de compra de energia, os encargos e os tributos. O último aumento anual aconteceu no último dia 25/08/2015, estabelecido pela Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica conforme contrato de concessão. Vale lembrar que para os consumidores residenciais, o aumento foi de 7,77%.

Desafio

Não consumir mais de 500 kWh hora por mês. Quando se consome mais do que esse “teto” de 500 kWh por mês, o percentual sai de 14% para 27% só de ICMS. Talvez você esteja consumindo pouco mais do que essa faixa e, nesse caso mais do que nunca, vale aumentar a vigilância para economizar e não mudar de faixa de consumo.

Saída

Cada vez mais isolado, dentro e fora de seu partido, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, prepara sua saída do cargo de forma magistral, segundo fontes adiantaram ao Correio do Brasil, nessa segunda-feira. Cunha não digeriu, até agora, o discurso de seu hoje ex-aliado no PSDB, o senador Aécio Neves (MG), e a expectativa, antes da possível queda nos próximos dias, é quem ele levará junto, na descida, após avisar aos navegantes: “Não vou cair sozinho”.

Honrosa

Neves desembarcou da aventura golpista liderada por Cunha ao perceber que a campanha para o impedimento da presidenta Dilma Rousseff fez água, no momento em que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, arquivou a denúncia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a campanha da petista, em 2014.

Ruidoso

O desembarque de Neves, no entanto, foi mais ruidoso do que Cunha esperava. A ponto de aguardar, sem sucesso, uma reparação do ex-aliado, na noite passada. Um grupo de 15 deputados já apresentou pedido de afastamento de Eduardo Cunha do comando da Casa e seu único ponto de apoio, com capacidade para segurá-lo no posto, cedeu. O PSDB, que até a semana passada dava sustentação ao parlamentar carioca, já passa a considerá-lo uma ameaça ao discurso jacobino da direita.