Loteado
Após vereadores orquestrarem e cassarem o mandato legítimo da prefeita Gleide Santos, o legislativo municipal passou, “curiosamente”, a ocupar os cargos mais importantes da máquina administrativa municipal. E não foram somente os vereadores que foram agraciados com pastas importantes da máquina administrativa. Os autores das denúncias também levaram uma fatia considerável no rateio do governo.
Cargos
Na pasta da Saúde, com o aval do deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), fiel escudeiro de Juscelino, ficou o vereador de mesmo nome e mesmo partido, o bioquímico Marco Aurélio.
Social
A Ação Social, pasta que na gestão petista tem recebido um montante expressivo de recursos, ficou com a também vereadora Fátima Camelo (PSDB). Em uma ardilosa trama, a também vereadora Diomar Freire assumiu a Assessoria Especial do prefeito em exercício. A assessoria possui “status” e salários idênticos aos de secretários de governo.
Aluísio
Na Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Açailândia, apesar de ter como titular um senhor de prenome Edivaldo, quem manda mesmo é o vereador Aluísio Silva Sousa, principal articulador da cassação da prefeita Gleide Santos. Aluísio foi o responsável por angariar os votos que restavam para a cassação, haja vista que somente 10 vereadores, dentre eles 09 que foram denunciados por Gleide de propinagem, não eram suficientes.
Educação
A educação ficou sob o comando da professora Maíza, que curiosamente é tia dos vereadores Carlinhos do Fórum e Márcio Aníbal, além de mãe do ex-candidato a deputado estadual Sérgio Vieira, inimigo declarado de Gleide e outro grande articulador da cassação do seu mandato. Sérgio Vieira chegou a assumir interinamente a Procuradoria Geral do Município sob o comando de Juscelino.
Distrito
O Distrito Industrial de Pequiá, “Galinha dos Ovos de Ouro” de muitos políticos açailandenses, na hora da divisão do bolo gerou uma confusão generalizada, mas assim como se acaba a briga de criancinhas com a distribuição de balinhas, o Pequiá ficou dividido ao meio entre os vereadores Canela e Professor Pedro, esse último relator da CPI que cassou o mandato da prefeita Gleide Santos e, curiosamente, no mesmo dia em que foi protocolada a denúncia, já antecipava seu relatório e anunciava a cassação de Gleide em redes sociais. O Distrito Industrial de Pequiá hoje possui um dos maiores colégios eleitorais do Município, com mais de 7 mil eleitores, ou seja, 10% do eleitorado de toda a cidade de Açailândia. Ou seja, foram bem recompensados os ilustres vereadores pela mudança de governo.
Prefeito
“Conhecendo a cidade como conheço, andando rua a rua, sabendo de suas necessidades e potencialidades, é que anunciei ao meu partido a determinação que vai além da disposição de ser pré-candidato a prefeito da cidade em que nasci, capital de todos os maranhenses, nossa São Luís do Maranhão. Avante!!!”. Declaração do senador Roberto Rocha ao anunciar sua disposição de ser candidato a prefeito de São Luís no próximo ano.
Rachou
Este anúncio confirma mesmo que Rocha já não está andando de braços dados com o governador Flávio Dino, que apoia a reeleição de Edvaldo Holanda, agora no PDT. O senador não irá sozinho neste rompimento e teria em sua companhia o deputado federal José Reinaldo.
Dupla
Em rede social, a vereadora Fátima Avelino diz que “quem viver verá, em 2016, dobradinha Francisco Escórcio e Fátima Avelino disputando a prefeitura de Imperatriz”. O atual assessor da Vice- Presidência, Francisco Escórcio, já anunciou que irá transferir seu domicílio de Açailândia para Imperatriz até o dia 25 do corrente.
Comentários