Sangue novo
De família política em Montes Altos, Vanio Miranda Gomes está sendo convidado a disputar um mandato de vereador no ano que vem. Sobrinho do Zeca Gomes, vereador por seis mandatos, e Aldiva Rocha, vice-prefeita de Adail Albuquerque, Vanio está pensando mesmo em aceitar o convite e entrar na política montealtense. Com lastro familiar onde o sangue político corre, ele pretende seguir o histórico e participar mais ativamente do dia a dia da sua cidade. Sangue novo na geração de pré-candidatos.
Exército
Cerca de mil homens da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede na cidade de Marabá-PA, estão em Estreito, onde chegaram na segunda-feira (10) para uma temporada de oito dias no período de 10 a 17.
Ações
Em Estreito, os militares vão realizar ações nas escolas, ruas e Usina Hidrelétrica Estreito. Secretarias da Prefeitura, Polícia Militar e guardas municipais estão fazendo parte das ações do Exército, que conta com uma das maiores brigadas da região Norte. Dentre as ações que serão executadas pela 23ª Brigada de Infantaria de Selva, temos as palestras nas escolas municipais, estaduais e particulares.
“Campestrinos”
Nascidos em Campestre do Maranhão serão chamados “campestrinos”. Projeto de Lei que determina o adjetivo pátrio (gentílico) de quem nasce no município de Campestre do Maranhão foi aprovado pela Câmara de Vereadores por 7 votos a 0 em sessão ordinária dessa terça-feira (11). O projeto, apresentado pelo vereador Albiner Aguiar (PCdoB), pôs fim a uma dúvida que chegou a prejudicar candidatos a concurso público no município quanto a questões de definir o gentílico dos nascidos no município, cujas opções eram campestrinos e campestrenses, sendo que nenhuma delas poderia ser considerada correta porque não havia documento que comprovasse sua veracidade.
IBGE
Com a aprovação em Plenário, mesmo na ausência justificada de dois parlamentares, o documento segue para sanção do prefeito Valmir Morais (PT). Após esse ato, a Prefeitura vai encaminhar cópia da referida Lei ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
FEST
O Departamento de Ciências Econômicas da FEST realizou ontem palestra em celebração ao Dia do Economista. Tema: Brasil: crise e oportunidades disfarçadas. Palestrante: Dr. Leonardo Leocádio, doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento. O evento ocorreu ontem à noite, no auditório da Fest, e sob a coordenação do professor Fernando Babilônia.
Exame
O deputado Ricardo Barros (PP-PR) apresentou nessa terça-feira (11), à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, parecer favorável a cinco projetos de lei que eliminam a necessidade do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício da advocacia.
Ordem
Lembrando que na segunda se comemorou o Dia do Advogado, o deputado citou parecer do Ministério Público Federal segundo o qual “a exigência de aprovação no exame de Ordem como restrição de acesso à profissão de advogado atinge o núcleo essencial do direito fundamental à liberdade de trabalho, ofício ou profissão, consagrado pela Constituição”. Esse parecer foi dado em ação judicial que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
Bacharéis
Ricardo Barros disse que recebeu manifestações de representantes de movimentos de bacharéis de todo o Brasil, de lideranças políticas, de estudantes de Direito, de entidades afins, da OAB e do público em geral, incluindo familiares de bacharéis em Direito que se esforçaram para formar os filhos e o diploma não lhes dá o direito de exercer a profissão.
Tramitação
Os projetos, que tramitam em caráter conclusivo, serão analisados pela CCJ. Se o relatório for aprovado, a matéria segue para o Senado, sem necessidade de aprovação pelo Plenário da Câmara.
Comentários