Ildon liderando

O ex-prefeito da cidade de Imperatriz, Ildon Marques (PMN), lidera a pesquisa de intenções de votos do Instituto Escutec, para a eleição de 2016 do município. Ele aparece à frente de Rosângela Curado (PDT) e do ex-delegado Regional de Polícia, Assis Ramos – que ainda não tem filiação partidária -, e figura, momentaneamente, como o principal nome para a sucessão do prefeito Sebastião Madeira (PSDB). No primeiro cenário, Ildon aparece com 35,2% das intenções de votos, contra 26,7% de Rosângela Curado e 15,4% de Assis. Pastor Porto (PPS) tem 8,5% da preferência do eleitorado e Cleiton Noleto (PCdoB), secretário de Estado da Infraestrutura, 1,3% apenas.

Cenário

No segundo cenário da pesquisa estimulada Ildon Marques aparece com 35,2%; Rosângela Curado 28,4% e Assis 12,3%. Outros 12,3% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos propostos e 6,4% não souberam responder. O terceiro cenário da pesquisa de intenções de votos apresenta Ildon Marques com larga vantagem sobre os adversários. O ex-prefeito aparece com 39,3% da preferência do eleitorado, contra 21,0% de Assis e 2,3% de Cleiton Noleto. Neste cenário, que reuniu apenas três nomes, 28,7% dos entrevistados afirmaram que não votaria em nenhuma das opções e 8,7% afirmaram que não sabiam ou não quiseram responder.

Espontâneo

No aspecto espontâneo da pesquisa, Ildon Marques também aparece na frente dos adversários pela Prefeitura de Imperatriz. Neste cenário ele tem 31,0% das intenções de votos, contra 22,8% de Rosângela Curado; 6,9% de Assis; 3,9% de Porto; 1,6% do deputado Marco Aurélio (PCdoB) e 1,0% de Sebastião Madeira – que não pode mais ser candidato -. Ao todo, 3,0% afirmaram que não votariam em ninguém; outros 0,9% afirmaram que votariam em outros candidatos e 28,9% não souberam ou não quiseram responder.

Confirmando

Estes números apenas confirmam o percentual mantido pelo empresário e ex-prefeito Ildon, obtidos nas últimas eleições. Não há nada de anormal nos números deles. O que se estranha são os números do ex-diretor regional de Segurança, Francisco de Assis, que inflamado pela grande exposição na mídia que teve quando estava em Imperatriz, ficou entre os três primeiros colocados.

GPAI

A OAB Subseção Imperatriz proporcionou um encontro entre o Grupo de Proteção aos Animais de Imperatriz (GPAI) e o prefeito municipal, Sebastião Madeira. Na reunião, que ocorreu nessa terça-feira (30), o grupo reivindicou o apoio do prefeito para a criação de uma sede para abrigar os animais resgatados, além da realização de mutirões de castração de animais com o propósito de reduzir a superprodução de animais abandonados nas ruas. A OAB Subseção Imperatriz apoia o trabalho desenvolvido pela ONG GPAI.

Rejeitada

Após uma ampla força-tarefa conduzida pelo governo e por parlamentares ligados aos direitos humanos, a Câmara dos Deputados rejeitou na noite desta quarta-feira (1º) a proposta de emenda à Constituição que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes graves por apenas cinco votos. Agora, o plenário da Casa pode votar o texto original da PEC que reduzia a maioridade penal para qualquer tipo de crime.

Apertada

Em uma decisão apertada, 303 deputados votaram favoravelmente à proposta, 184 votaram contra e 3 se abstiveram. Apesar da maioria de votos a favor, as regras da Câmara determinam que uma PEC, por fazer mudanças na Constituição, precisa de um mínimo de 308 votos favoráveis para ser aprovada.

TAC

Não se pode jogar a culpa no Sindicato Rural pelas decisões tomadas em relação à Cavalgada. O assunto foi tratado, discutido e exigido pelos órgãos como Ministério Público, Juizado e Polícia Rodoviária Federal. Está tudo no TAC - Termo de Ajustamento de Conduta, e caberá a eles efetuarem a fiscalização.

Exageros

Concorda-se que há exageros nas proibições, especialmente quando se trata das tendas que são as alegrias da juventude no sábado, além de empresas que instalam em suas portas para verem os cavaleiros e amazonas passarem em seus belos animais.