Cruzeta
Não se pode mais acreditar nas obras da travessia urbana de Imperatriz. Este projeto dificilmente sairá do papel com o quadro da economia em que o país esta vivendo. Mesmo com a construtora conhecida e tendo iniciado o levantamento da área, ficou nisso mesmo, no que muitos chamam de cruzeta eleitoral. Muita grana para uma cidade que não tem representante político. Vai ou já entrou no rol das obras que viraram comédia em Imperatriz. Ouro de Serra Pelada, Hidrelétrica de Serra Quebrada e agora Travessia Urbana. Quem sairá primeiro?
Investimento no Bacuri
O Governo do Estado anunciou três milhões para o saneamento do Bacuri. O investimento é fruto da união de esforços conjuntos, onde o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) convidou para uma reunião no bairro e veio a integração da CAEMA e da secretaria estadual de infraestrutura. Há exatas três semanas, o Presidente da CAEMA, Davi Telles, o Secretário Estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto, acompanharam o deputado, os vereadores Adonilson e Carlos Hermes e lideranças comunitárias e moradores em reunião no bairro Bacuri. Foi constatada a situação calamitosa com os dejetos descendo a céu aberto, sem rede de esgoto.
Recursos
Da visita surgiu o comprometimento conjunto em buscar recursos para mudar a realidade da população, que há décadas sofre com a ausência de investimentos por parte da Companhia de Saneamento Ambiental e cuja realidade está mudando na nova gestão. Após a elaboração do projeto, foi apresentado ao governador Flávio Dino, que prontamente se sensibilizou e já autorizou a resolver a situação.
Saúde
O secretário Clayton Noleto, que desde criança mora no bairro Bacuri, destacou a importância da obra para o desenvolvimento da cidade, mas citou como mais importante o retorno para a saúde daquela população. “As obras de saneamento não refletem apenas na melhoria estética do bairro. O investimento em esgoto é muito importante para a saúde, pois cada real investido em saneamento resulta em 4 reais economizados da saúde pública”, informou o secretário.
Inadimplência
Com a economia brasileira mais lenta e fatores como inflação alta e perda do poder de compra dos consumidores, a inadimplência atinge vários setores e entre eles o da Educação. Os cursos de Ensino Superior são o destaque do segmento e aparecem na frente com o maior número de dívidas em atraso, com participação de 43,5%. Os dados são do Indicador de Inadimplência na Educação, medido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Cidadania
Em sessão solene marcada para as 10 horas do próximo dia 9 de julho, o empresário Vilson Estácio Maia receberá o título de Cidadão Maranhense, concedido pela Assembleia Legislativa do Maranhão. Os convites já estão circulando entre seus amigos e estão sendo enviados pelo cerimonial da própria Assembleia. Certamente uma grande caravana estará presente na sessão.
Reflexão
“Eu tenho um sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele”. (Martin Luther King, pastor da Igreja Batista, assassinado em 1968). O episódio do assassinato de nove pessoas negras em uma igreja nos Estados Unidos, vale uma reflexão para todos nós. Uma criança não nasce odiando outra pela cor de sua pele, pelo local em que ela nasceu, tampouco pela fé que ela professa, dizia Nelson Mandela. Se uma criança aprende a odiar, ela pode também ser ensinada a amar. Daí a missão dos pais, da escola e da igreja. Não seja você, pai, mãe, educador, a gerar preconceitos na mente de seu filho, nem o primeiro a lhe comprar uma arma. Essas mentes assassinas estão mais próximas de nós do que as imaginamos. Vamos que vamos! Bom dia, ótima semana! Padre Felinto.
Comentários