Impugnação

Associações civis legalmente constituídas poderão pedir à Justiça a impugnação de registros de candidatos envolvidos em ilícitos eleitorais ou que tenham ficha suja. É o que prevê o Projeto de Lei Complementar (PLP 100/15) em análise na Câmara dos Deputados. A proposta foi apresentada pelo deputado Ezequiel Fonseca (PP-MT). Atualmente, o pedido de impugnação só pode ser feito por candidato, partido político, coligação ou pelo Ministério Público. A proposta altera a lei que trata dos casos de inelegibilidade (Lei Complementar 64/90). Pelo projeto, para poder pedir a impugnação de candidaturas, a entidade civil deverá cumprir alguns requisitos, como ter, entre suas finalidades, a proteção à moralidade para o exercício de mandatos eletivos.

Dois anos

Conforme explica Ezequiel Fonseca, “com esta lei, as associações têm que ter pelo menos dois anos de existência, estar cumprindo o seu estatuto, e então ela terá o direito, também, de apresentar. Com isso, nós estaremos dando direito ao cidadão de fazer, através da associação, essa impugnação”.

Incompatíveis

De acordo com dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições de 2014 foram 26 mil candidatos e seis mil processos de impugnação de candidatura. Do total, 5% foram declarados incompatíveis, o que corresponde a cerca de 1.600 candidaturas rejeitadas.

Amor em Foco

Para contagiar o público apaixonado da cidade, o Imperial Shopping está sediando a exposição fotográfica “Amor em Foco”. A atração faz parte das ações comemorativas do shopping em homenagem ao Dia dos Namorados, celebrado neste dia 12 de junho. Assinada pelo fotógrafo Antonio Wagner, a mostra traz fotografias ampliadas, feitas ao longo da carreira do artista, que refletem o amor e o romantismo que fazem parte da vida dos personagens fotografados. A exposição “Amor em Foco” fica disponível no 2° piso do shopping até o próximo dia 30 de junho.

PME

Dias 11 E 12 de junho, a prefeitura, através da Secretaria de Educação iniciou a análise do diagnóstico do Plano Municipal de Educação. Para a finalidade, foi criado um grupo formado por representantes da educação, sindicato, pais, técnicos e sociedade organizada.

10 anos

Esse PME terá validade pelo período de 10 anos (2015/2025) e deverá contemplar todas áreas da educação promovendo assim uma educação de qualidade com a valorização dos servidores e melhoria das condições de trabalho. Foi entregue a minuta do Plano Municipal de Educação - PME aos subgrupos de trabalho que irão promover discussões setoriais e colher as demandas que irá filtrar e adaptar às necessidades em relação as demandas em consonância com os Plano Nacional e o Plano Estadual da Educação, de forma que forme um único projeto viável para promoção da educação desde a pré-escola ao ensino superior.

Secretaria

Os trabalhos do PME de Buritirana estão sob a coordenação da secretária de Educação Edinecy Santos, que fez uma ampla apresentação dos objetivos e passos a serem seguidos para elaboração de um plano que venha atender de forma realista e dentro das condições orçamentárias de Buritirana.

Mutirão

O Hospital São Rafael estará promovendo, na próxima quinta-feira (18), um mutirão de prevenção contra o câncer, no bairro Caema. A ação ocorre de 8h ao meio-dia, na igreja de Santo Antônio, e visa diagnosticar precocemente casos de câncer do colo uterino e incentivar aos cuidados necessários para evitar a doença ao longo da vida.

Grade

Esta é a primeira etapa de uma intensa grade de atividades que percorrerá diversos bairros da cidade durante todo o ano. A cada mês, um bairro será contemplado pelo Hospital São Rafael para que os profissionais realizem consultas e exames de uma especialidade, além de promover o debate de como ter uma vida saudável.