Distritão

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na terça-feira o principal ponto da reforma política (PEC 182/07) proposto pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ): o chamado “distritão”, modelo em que os deputados e vereadores seriam eleitos apenas de acordo com a quantidade de votos recebidos, no sistema majoritário. A proposta foi rejeitada por 267 votos a 210 e 5 abstenções. A Câmara manteve o modelo atual, com sistema proporcional, que leva em conta os votos recebidos individualmente pelos candidatos de um partido e os recebidos pela legenda. Esses votos são usados para um cálculo de quantas vagas cada partido consegue preencher.

Rejeitaram

Os deputados também rejeitaram, por 402 votos a 21 e duas abstenções, o sistema de votação em listas fechadas, que previa a distribuição das vagas de acordo com listas preordenadas. O sistema distrital misto – em que metade das vagas seria preenchida por lista e a outra metade pelo voto majoritário em distritos – também foi rejeitado pelo Plenário por 369 votos a 99 e 2 abstenções.

Rigorosamente

Antes de encerrar a votação, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ressaltou que manteve “rigorosamente” a promessa de votar a reforma política em Plenário, permitindo que os deputados votem todos os modelos propostos. Segundo ele, os deputados terão de arcar com o resultado das votações. “Não aprovar nenhum modelo significa votar o modelo de hoje, uma decisão que a Casa tem de assumir a responsabilidade”, disse.

Intenso debate

O distritão foi alvo de intenso debate até mesmo durante a votação dos outros modelos. Deputados contrários chegaram a empunhar cartazes explicando os motivos pelos quais votaram contra o modelo: excesso de personalismo, diminuição da força dos partidos, entre outros. Para os favoráveis, o distritão é um modelo simples de ser entendido e capaz de diminuir a pulverização de votos que levou ao Parlamento 28 partidos e baratear as campanhas com menos deputados.

Argumentos

O líder do PR, deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), chamou o “distritão” de “canto da sereia”. “Em princípio, parece um sistema que prega a simplicidade, mas é o sistema que personifica a eleição e fragiliza os partidos e ideias. Cada deputado seria um partido político”, disse ele, afirmando que o modelo de eleger os mais votados inviabiliza as minorias.

Partido

O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), argumentou que o distritão poderia ser a solução para o excesso de partidos. “Este Parlamento, do ponto de vista partidário, está uma verdadeira zorra, são 28 partidos com assento, recorde mundial”, disse. Hoje, segundo ele, os aspirantes a candidato já buscam partidos não pela ideologia, mas pela facilidade de se eleger. “Esse é o mundo real, não adianta aula de cientista político”, ressaltou.

Reunião

Um grupo de pré-candidatos a vereador por Imperatriz realizou, na semana passada, reunião no Plenário da Câmara com o objetivo de iniciar a discussão em torno dos caminhos que deverão ser percorridos para a eleição. Claro que a questão do sistema eleitoral impediu que eles decidissem em quais siglas estarão filiados para aumentarem suas chances.

Vereadores

Decidiram que não irão entrar em partidos que já tenham vereador de mandato, acreditando que os pequenos partidos serão o caminho natural para obterem a legenda necessária para serem eleitos. O certo é que até o início de outubro deverão ingressar em um partido.

Miss

Tudo pronto para a chegada de Isadora Amorim, Miss Maranhão 2015, que virá a sua terra natal, Imperatriz, nesta sexta-feira (29), pela primeira vez após o tão festejado concurso. Toda a comissão de organização, comandada por Márcio Prado (coordenador do Miss Maranhão), acompanhará a chegada da bela jovem em Imperatriz, onde circulará no carro do Corpo de Bombeiros percorrendo as principais ruas da cidade. Encerrada a carreata, será recebida pelo prefeito  Sebastião Madeira, além de outros compromissos a cumprir na cidade.

Lançamento

Hoje acontece o lançamento da Expoimp 2015, a partir das 20 horas, na Churrascaria do Parque. O evento, comandado pelo presidente Renato Pereira, vai anunciar toda a programação, bem como a grade de shows da exposição imperatrizense. Jornalistas e associados estão sendo convidados.