Audiência

Para discutirem a polêmica da mudança do trânsito da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, o presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, José Carlos Soares, convida os empresários que possuem estabelecimento comercial na avenida acima citada, principalmente os que se sentem prejudicados com a mudança do estacionamento, e a comunidade em geral para assistirem e participarem nesta quinta-feira (21), às 9h, de uma sessão de audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz.

Mineração

Ainda sobre a reunião na Assembleia Legislativa, tratando de assuntos sobre o Marco Regulatório da Mineração, a prefeita de Bom Jesus, Cristiane Damião, defendeu e pediu apoio para a votação do Marco Regulatório da Mineração. Com a aprovação, serão beneficiados 67 municípios em todo o país, entre eles os 23 municípios maranhenses que margeiam a ferrovia. Ainda não tem data definida para o projeto ir ao plenário da Câmara dos Deputados.

Selo

Nessa terça-feira (19), o restaurante Gatinho’s recebeu das mãos do juiz Delvan Oliveira, da Vara da Infância e Juventude, o selo de “Empresa Amiga da Criança” por respeitar os direitos das crianças e adolescentes. Foi destacado pelo magistrado que o estabelecimento é o primeiro em Imperatriz a receber a homenagem e que deve servir de exemplo para outras casas noturnas da cidade.

Curso

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizado pela FIEMA, oferece no dia 21 de maio o curso “Como se preparar para o mercado internacional”. A ação acontece no Auditório da FIEMA em Imperatriz, localizado na Rua Bahia, nº 611, 1º andar - Centro, no horário das 14h às 22h, e é destinado a empresários locais.

CNI

A capacitação é promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com apoio da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). O curso será ministrado pelo consultor da CNI, Sérgio Ricardo Pereira, internacionalista, com MBA em Negócios Internacionais pela FGV-SP e 26 anos de vivência na internacionalização de empresas brasileiras.

Rede

Na oportunidade, responsável pelo Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEMA), Vinicius Muniz irá apresentar a Rede CIN, que desenvolve programas para aprimorar a competência. A piora do cenário macroeconômico reflete-se cada vez mais nas finanças dos consumidores. Em abril, o indicador de recuperação de crédito sofreu a terceira queda consecutiva, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O recuo foi de 7,40% e mostra a dificuldade do consumidor em pagar as contas em atraso. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Queda

No acumulado do ano, ou seja, nos meses de janeiro a abril de 2015, houve uma queda de 3,58% na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, a piora está relacionada com a difícil situação da economia: “O cenário atual é de inflação elevada, taxas de juros altas e piora no emprego e renda”, diz. “Com esses índices cada vez piores e a confiança do consumidor em queda, fica difícil a recuperação de dívidas atrasadas já existentes”, explica Kawauti.

Vacinação

Faltando dez dias para encerramento da primeira etapa de vacinação contra febre aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) alerta os criadores que não vacinarem seus animais até essa data ficarão impedidos de solicitar a Guia de Trânsito de Animal (GTA), documento com o qual pode circular com seus animais fora da propriedade. Também, a partir do dia 1º de junho, só podem comprar vacina quem tiver autorização do órgão, ou seja, vai pagar multa no ato da aquisição.